Slide Cabeçalho

Menu

03/09/2015

Acampamento grupo Peapó de escoteiros - Agosto 2015

Saudações campistas à todos.

Como sempre continuamos alimentando nosso vício por uma barraca e no ultimo final de semana de agosto nos unimos ao grupo de escoteiros Peapó de Campinas e fomos vivenciar de perto uma experiência única e maravilhosa. Dessa vez não vou falar de barracas ou da estrutura do camping, mesmo porque estávamos em um sítio. O foco aqui será a união, o comprometimento, a dedicação, a amizade, a conscientização, o respeito, e acima de tudo pra nós do camping & família a admiração por esse trabalho. 

A concentração aconteceu no estacionamento em frente à cede do grupo no Parque Taquaral em Campinas às 7h. O equipamento e a criançada foram divididos nos carros e partimos. Nós  fomos com nossa van e levamos 8 crianças conosco. Nos sentimos dentro de um filme pois durante todo o caminho eles foram fazendo atividades e cantando músicas de escoteiro.



O sítio ficava perto, na zona rural entre Campinas em Morungaba mas tem acesso por Joaquim Egídio, um simpático subdistrito de Campinas. Na chegada o primeiro desafio, na noite anterior um poste havia caído e interditado a rua de acesso ao sítio e depois de conversas aqui e ali então o poste foi arrastado e pudemos passar.

Chefia indo ver o poste que caiu.
Problema resolvido, hora de descarregar equipamento, organizar a tropa e trabalhar. Após a cerimônia da bandeira mão à obra, cada patrulha foi montar seu acampamento e as crianças distribuídas nas barracas. 








Depois de tudo organizado agora era só aproveitar. Enquanto as crianças participavam das atividades preparadas pela chefia, tudo dentro de um cronograma seguido à risca nós, os pais de apoio nos dividimos, alguns ajudando na cozinha, outros na infra estrutura.

Outro desafio, consequência do mesmo poste caído foi a falta de água, porque não tinha eletricidade para ligar a bomba do poço, mas com a ajuda de um vizinho conseguimos uma caixa d'água de 200 litros cheia para quebrar o galho. Antes de anoitecer o poste já estava concertado e a energia voltou e então pudemos improvisar um banho de mangueira antes do sol se por.







Ao terminar o dia todos estavam esgotados. Após anoitecer nos esquentamos com uma sopa e depois uma atividade noturna muito divertida ocupou o restante da noite. Mais tarde todos se acomodaram em volta da fogueira para um chocolate quente com pipoca e a realização do "fogo do conselho". Histórias foram contadas com enquetes e músicas preparadas pelas equipes e tudo isso a luz de um luar que dispensava o uso de qualquer lanterna. As 23h toque de recolher e carregar as energias para o dia seguinte.



 




  
Depois de uma noite gelada finalmente o alvorecer, 6:30 todos para fora das sua barracas e quem conseguia encontrar um raio de sol logo parava em baixo dele para se esquentar. As 7:00h inspeção nas barracas antes do café da manhã.




Depois do café da manhã mais atividades até a hora do almoço e depois arrumar tudo para partir.




Mas antes de ir embora uma ultima atividade oferecida pela esposa do chefe Tales, uma aula sobre horta onde a crianças puderam colocar a mão na terra e plantar várias mudinha de alface.






As 15h o encerramento, carregamos os equipamentos nos carros e partimos.

Foi um final de semana especial na presença de pessoas de alma simples que não ganham nada para estar ali, são voluntários que deixam o conforto de seu lar e a companhia de seu familiares para fazer o bem para os outros sem pedir nada em troca. Um movimento que mesmo nos dias de hoje com tanta deturpação dos conceitos morais, éticos e civis, sobrevive com dignidade e busca através de práticas simples ensinar os jovens a serem melhores.

Estão todos de parabéns.

SAMPS
Camping & Família


3 comentários:

  1. Nossa seu blog é TOP... adorei as fotos !! me da um dica de camping em Peruibe ... camping da Lola ou camping do Peder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, Eu só conheço o Peder mas dizem que o da Lola é legal também. Quando estive lá, sempre se houvia musica alta á noite que vinha de lá, parece que nas férias eles fazem festas com banda.

      Excluir
  2. Ola, saberia dizer se o grupo dos blogs campistas do facebook ainda existe e como faco para participar?
    Abcs

    ResponderExcluir