Slide Cabeçalho

Menu

12/06/2017

Cozinhando no camping.

Saudações campistas, como vão?

Dando continuidade às nossas matérias sobre como acampar vamos falar agora sobre cozinhar no camping. Na verdade não vamos ensinar ninguém a cozinhar, isso ou você já aprendeu ou vai ter que procurar um restaurante. Nós vamos falar aqui sobre como cozinhar, os tipos de equipamentos e a forma mais segura.

Como em todas as outras matérias o tipo do acampamento que você vai praticar vai influenciar no seu equipamento. Sempre baseado no conceito que já explicamos de como você vai carregar, onde você vai transportar, quantas pessoas vão estar junto de você e qual a infra estrutura que você terá a sua disposição.

Muitos camping já estão disponibilizando em sua área cozinhas comunitárias, isso é ótimo para quem viaja leve, com pouco equipamento como de moto por exemplo. Nessas cozinhas você pode encontrar fogão, pia, geladeira, mesa, churrasqueira e utensílio para uso comunitário. Lembrando que tudo o que for usado deve ser limpo e deixado no mesmo estado que você encontrou para que o próximo possa usar também.

Outra estrutura similar que é bem comum nos campings são os quiosques. Em alguns você tem churrasqueiras e pias a sua disposição para você fazer um churrasco, mas se quiser agregar algum outro tipo de comida junto com o seu churrasco, então já se faz necessário um fogareiro e alguns utensílio.   

Em ambos os casos é muito frequente encontrarmos campistas que se "apoderam" do ambiente COMUNITÁRIO, montam suas barracas ao redor, invadem os quiosques ou as cozinhas com todos os seus equipamentos e até mesmo isolam o ambiente com lonas para que mais ninguém use. Isso é extremamente revoltante e na maioria dos casos a administração do camping não faz nada para mudar essa situação. Por isso lembre-se que se trata de um ambiente comunitário, para o uso de todos, que tem como objetivo integrar e não separar. 

Mas se você quer ter seu próprio espaço com equipamentos para cozinhar, não tem problema, vamos começar pelo básico, o fogareiro, o primeiro item indispensável para se cozinhar no camping.

Fogareiros à gás - botijão 2kg 



Funcionam muito bem, mas atualmente em muitos lugares esse tipo de  botijão está com a sua venda proibida por conta do tipo de registro que não oferece segurança por não ter um regulador de pressão. O fato de estar sendo extinto faz com que as pessoas utilizem botijões antigos e ai que começa o perigo. As carcaças dos botijões possuem uma validade, um tempo de vida útil para uso com segurança e como não se encontra mais desses novos para se comprar, a maioria está velho, enferrujado e vencido. Outro perigo esta na reposição, na troca, pois também não existem nas distribuidoras  de gás. Isso fez surgir em alguns lugares uma técnica clandestina, ilegal e perigosa, para encher esses botijões  usando uma mangueira com dois registros para transferir gás de um botijão caseiro para dentro do P2. É um processo perigoso durante a transferência e que danifica a válvula de segurança. Nós já passamos por uma situação onde uma válvula danificada travou no meio de um acampamento e ficou jorrando gás para fora durante horas. Outra situação vivenciada foi de um amigo que durante sua viagem sentiu um forte cheiro de gás dentro do carro e precisou parar o carro no meio da estrada, tirar todo o equipamento do porta-malas para tirar o botijão que estava com a válvula danificada. Por esses motivos nós do Camping & Família paramos de usar esse tipo de equipamento.

Mas como dissemos não são em todos os lugares que esses botijões são proibidos, e ainda é possível compra-los de forma correta e segura nas distribuidoras. Sendo assim não vemos problemas no seu uso, e para isso damos algumas dicas de segurança:     

1 - Certifique-se de fazer sua instalação corretamente procurando por vazamentos.
2 - Se o seu fogareiro for ficar dentro da sua barraca então tente colocar o botijão para o lado de fora, passando a mangueira por baixo da sua lona ou por uma fresta do zeeper. 
3 - Na hora de dormir feche a válvula, registro. 
4 - Não utilize botijão com ferrugem, amassados e vencido. 


 


Fogareiros à gás - Cartucho

Outro modelo de fogareiro bastante comum de se encontrar são os que utilizam cartucho de gás. Existem vários modelos de cartuchos e de fogareiros. Os tamanhos variam desde muito pequenos para uso em trilhas até uns maiores, mas independente de qual seja, aqui no Brasil, só se comercializam modelos de uma boca.


Um modelo bastante comum e indicado para camping estruturado é esse ao lado. Seu tamanho permite uso de panelas maiores o que ajuda no preparo de refeições um pouco mais complexas e para uma maior quantidade de pessoas. Pode ser encontrado facilmente em lojas especializadas, grandes magazines, hipermercados e em sites. Existem muitas marcas diferentes mas todas  com a mesma tecnologia e que utilizam o mesmo cartucho de gás. É importante lembrar que todas as marcas de cartuchos funcionam em todos os modelos de fogareiro, não sendo necessário usar o cartucho da mesma marca do fogareiros.
Assim sendo, a escolha do modelo não é difícil, fica por conta do valor que cabe no seu bolso e do gosto pessoal.


O próximo modelo de fogareiro é mais compacto e leve. É encaixado diretamente sobre o cartucho e indicado para preparo de refeições pequenas e rápidas. Existem alguns tamanho diferentes de fogareiros mas em geral são pequenos. É uma boa opção para quem faz trilha e precisa levar todo o equipamento na mochila. O ponto fraco modelo é que o para se instalar o fogareiro no cartucho é necessário fazer um furo na latinha (o próprio fogareiro faz isso ao ser instalado), o que inviabiliza separa-los novamente para se colocar de volta na mochila ou para guarda-los. Uma vez acoplados deve-se manter assim até usar todo o gás.  Esse modelo para nós é o menos indicado para qualquer uso.


O último modelo que utiliza cartucho de gás dos que vamos falar aqui são bem parecidos com o anterior mas a grande diferença esta na forma de acoplagem do fogareiro no cartucho que utiliza uma rosca e uma válvula de segurança, dessa forma é possível montar e desmontar o fogareiro sempre que for necessário sem que o gás vaze. É um modelo extremamente pequenos e leves excelente para trilhas e "camping selvagem" e também é indicado para o preparo de refeições pequenas e rápidas.



Existem outros modelos de fogareiros que utilizam cartucho de gás mas esses são os três mais comercializados e mais utilizados.

Fogareiros elétricos

Uma outra opção de equipamento para se cozinhar no camping são os elétricos. Claro que essa opção só dá para ser utilizada em lugares que dispõe de energia elétrica e o fato de existir essa rede elétrica no camping permite ainda uso de muitos outros equipamentos como fornos elétricos, torradeiras, panelas elétricas, grils, sanduicheiras, frigobar, etc. Todos esses equipamentos vem ganhando espaço nos camping mas causando muitos problemas e polêmicas. Isso porque a maioria dos camping são em áreas rurais e dispõe de uma rede elétrica bem precária e quando ocorre uma sobrecarga de energia causa, na melhor das hipóteses, a queda constante de energia, e na pior, curto circuito e até mesmo incêndios.


A polêmica: Muitos camping vem adotando a cobrança de taxas extras para o uso de equipamentos elétrico alegando o aumento no consumo, mas os campistas questionam essas taxas justificando que o consumo é mínimo em relação ao valor cobrado. Outros campings usam desse artifício para deixar claro que não querem equipamentos elétricos no camping.



Espiriteiras

As espiriteiras também fazem parte da lista de equipamento para se cozinhar no camping. São extremamente leves, compactas e de baixíssimo custo para compra, mas também podem ser confeccionadas em casa a partir de uma latinha de refrigerante. O álcool é o combustível mais comum utilizado por elas, mas também há quem use querosene e outros.

Esse equipamento é o preferido dos aventureiros, trilheiros, montanhistas, alpinistas, etc, por causa das suas características e eficiência, que permite carregar dentro da mochila ocupando o mínimo de peso e volume. Não tem a finalidade de cozinhar alimentos mas sim  aquecer a água que será utilizadas na hidratação dos alimentos "liofilizados" e no preparo de bebidas quentes como chás, café e leite. Dessa forma não é necessário lavar utensílios após o uso pois a água quente é colocada diretamente dentro da embalagem de comida que também serve como "prato". O único utensílio que você ira precisar carregar é uma pequena caneca de alumínio.

Fogueiras

A última forma de se cozinhar em um camping é fazendo uma fogueira. Claro que para isso também deve se ter alguns cuidados e obedecer algumas regras de segurança. 


1- Antes de mais nada verifique se no local é permitido fazer fogueiras. A maioria dos campings estruturados não permite pois isso estraga as gramas. Em alguns campings existem locais apropriados para isso. Nos parque estaduais e federais onde se pratica campismo selvagem normalmente é proibido por risco de queimada e é considerado crime ambiental.

2- Procure um lugar longe de matos e folhas secas. 

3- Limpe bem o chão retirando folhas secas e gravetos, se possível deixando apenas o solo (terra ou areia). 

4- Fazer um buraco também é muito bom para fazer uma fogueira e barreira com pedras também ajuda.

5- Muito cuidado com uso de combustíveis na hora de acender. Mantenha-os longe do fogo. 

6- Nunca faça uma fogueira em baixo de uma árvore. Na pior das hipóteses a labareda pode ficar alta e colocar fogo na árvore, e na menor, o calor gerado pela fogueira pode matar parte da árvore. 

7- Tenha sempre ao seu alcance algo para apagar o fogo em caso de emergência, água ou uma pá para jogar terra no fogo.

8- O ideal é sempre apagar o fogo antes de dormir, pois a noite o tempo pode mudar e um vento forte pode iniciar um incêndio. 

9- Monte a fogueira longe da sua barraca, pelo menos uns 8 a 10 metros. 

10- Vigie sempre a fogueira, nunca deixe ela sozinha. 

11- Quando apagar a fogueira, use água e terra. Revire bem as cinzas para ter certeza de que não sobrou nenhuma brasa. Tenha certeza de que você apagou o fogo por completo.

12- Procure por galhos e graveto no chão, evite quebrar galhos ou derrubar arvores para fazer fogueiras. Tenha consciência ecológica.

Lembre-se, o fogo é algo incontrolável depois que espalha por isso essas regras servem para mate-lo concentrado no mesmo local e evitar que se alastre. 

Bom na próxima matéria falaremos sobre os equipamento e utensílio de apoio para se cozinhar. 

Até lá.

Um grande abraço a todos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário