Slide Cabeçalho

31/08/2013

Arraial do Cabo - RJ

Olá amigos.

Primeiramente desculpas pela demora para finalizar as postagens da nossa viagem de férias, mas as obrigações esta tomando muito nosso tempo e está  difícil de arrumar um tempinho para escrever.

Dando continuidade à nossa saga, durante a acampada em Cabo Frio, aproveitamos para conhecer a região e depois de Armação de Búzios (última postagem), fomos conhecer Arraial do Cabo.

Se tivesse que dizer o que vimos em apenas uma palavra eu diria "MARAVILHOSO". Foi tão bom que o que era para ser um dia, viraram dois.

No primeiro dia chegamos na praia dos Anjos e fomos em busca de um passeio de barco para fazer. Diferente de Búzios, além das escunas existem muitos barcos menores de pescadores da região que se organizam para realizar passeios para turistas e nós escolhemos um desses barcos, o "Charelette" .O valor do passeio por pessoa é tabelado tanto nas escunas como nos barcos menores, R$ 40.00 , mas se você "pechinchar"  sai por R$ 30,00 e se você deixar para fechar o passeio na hora que o barco estiver saindo consegue até por R$ 25,00.

Rota do passeio de barco por Arraial do Cabo - RJ.

Esse passeio vale muito a pena . Ele começa indo a até a Ilha de Cabo Frio também conhecida como Ilha do Farol. Uma ilha protegida pela marinha onde, conforme discurso dos guias dos barcos, está entre as dez praias mais perfeitas do mundo , e realmente é fantástica. Esta praia possui um cordão de isolamento que proíbe que os turistas entrem ilha a dentro por conta de um cemitério indígena e também pela preservação ambiental.

Ah! Uma surpresa agradável no nosso caminho até essa praia foi a companhia de golfinhos.

Arraial do Cabo - Vista da Praia dos Anjos.
Arraial do Cabo - Golfinhos ao lado dos barcos.

Nosso barco.
 Depois da praia continuamos o passeio ao redor da ilha e conhecemos três pontos turísticos. São eles:

1º - Fenda de Nossa Senhora: "Localiza-se numa ponta da Ilha de Cabo Frio (apesar deste nome, esta fica em Arraial do Cabo). É uma fenda rochosa, dando uma impressão de ter sido retirada uma fatia da ilha, como se cortasse um bolo.
A origem do se seu nome vem da história de um pescador que em 1721 encontrou ali uma estátua de Nossa Senhora Aparecida. Esta foi levada em procissão solene até a Igreja Nossa Senhora de Assunção em Cabo Frio, onde foi entronizada. Esse fato é narrado no livro "O outro Cabo Frio" de Luiz Carlos da Cunha, sendo também considerado uma lenda por muitos. Atualmente foi colocada uma outra imagem da Santa tanto na Igreja de Cabo Frio como dentro da fenda em Arraial do Cabo.
Esta abertura possui aproximadamente 5 metros de largura e 40 metros de altura. A abertura chega quase ao nível do mar, mas antes disto existe uma parte rochosa, local exato onde se abriga a estátua da Santa." (www.cabufa.com)

Fenda de Nossa Senhora - Arraial do Cabo - RJ
Fenda de Nosso Senhora - Arraial do Cabo - RJ
 2º Gruta Azul: "Localiza-se na Ilha de Cabo Frio, em Arraial do Cabo. Fica na parte externa, voltada para alto mar, sendo acessada de barco.
Sua abertura tem 3 metros de largura e dentro dela temos um lindo salão de 15 metros de altura, com suas paredes internas em tons dourados e prateados, que tornam-se azuis conforme a intensidade da luz solar." (www.cabufa.com).

Gruta Azul - Arraial do Cabo - RJ
3º Buraco da Sogra: O guia explicou que ali caiu um meteoro que fez o buraco e que o pessoal carinhosamente apelidou de "Buraco da Sogra".

Buraco da Sogra - Arraial do Cabo - RJ

A próxima parada já no continente, foi "Prainhas do Atalaia".

Depois de tanta praia bonita fizemos uma parada no restaurante flutuante em frente à Praia do Forno. Durante esta parada aproveitamos para comer um peixinho frito e nadar entre peixes e tartarugas.

Na volta do passeio como ainda eram 15:30 da tarde resolvemos ira até a Praia do Forno.
Gostamos tanto , que no dia seguinte voltamos e passamos o dia todo lá.
Para chegar até a praia tem que andar por uma trilha que sai da ponta da Praia dos Anjos. A trilha é curta, porém bem ingrime , mas vale muito a pena.
 A praia é de águas calmas e com três bares ao longo dela. Novamente tivemos uma surpresa muito agradável durante todo o segundo dia lá. Um pinguim que nadou durante o dia todo próximo à  nós. Foi a atração principal de todos que chegavam na praia.

Arraial do Cabo sem dúvidas foi a parte mais surpreendente e gostosa da viagem. Um lugar que indicamos  com certeza , e que vale muito a pena!

Bom é isso ai , a próxima parada é Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Depois de tanta praia eu precisava de um pouco de montanha. Até lá.

Abraços a todos.

Ricardo & Família.

22 comentários:

1. o lugar é muito belo, obrigado pela dica...vai mais uma para listinha de lugares a visitar.

ResponderExcluir
  2. Rico. A cor da água é indescritível. Parabéns pelas fotos.

3. Belas praias, e que viagem incrível! Parabéns!

4. Nossa! Que presente...golfinhos! E imaginar que fui a Fernando de Noronha e não vi nenhum por lá. Que inveja...

ResponderExcluir
  5. adorooo Arraial , amo a agitação de Búzios e me sinto maravilhosamente bem em cabo frio , é cada dia sou mais apaixonada por esses pontinho do meu Rio , ainda tem a costa verde é divina.
    parabéns cada fotografia linda heim !
    abraços
    Kely

ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo e família! Que férias hein! Nosso país é tão lindo e o Rio de Janeiro é tão perto de casa - se compararmos à outros destinos como no nordeste - Bela família, votos maravilhosas e boa acampada tanto nas praias quanto nas montanhas.
    Abraços
    Luciana

ResponderExcluir
  7. Bom dia amigo ,por favor qual camping me indicaria pra ficar com minha familia em arraial do cabo

1. Olá amigo.

Em Arraial eu não conheço mas indico o Dunas do Peró em Cabo Frio. Fica só 18 km de Arraial e tem uma excelente estrutura.

Ricardo & Família

Excluir

8. grande Rico, estou com o roteiro completo da viagem agora. esses posts estão super completos. parabens mais uma vez

ResponderExcluir
  9. Olá gostaria de saber se você tem algum camping para indicar em arraial do cabo ou algum lugar lá perto?
    Obrigada!!
    Belas fotos!!!

1. Olá.

Eu não vi nenhum camping em Arraial, mas indico sem dúvidas o Camping Dunas do Pero em Cabo Frio. É excelente e fica à 18km de arraial. Eu fiz uma postagem sobre o caming aqui no blog da uma olhada.

Ricardo & Familia

Excluir
  10. Há camping em arraial do cabo ?

1. Olá.

Ricardo & Familia

Excluir

11. Parabéns Ricardo muito bom seus posts eles nos deram muitas dicas sobre Arraial do Cabo eu e meu namorado fomos pra lá nesse feriado de Reveillon de 2014 para 2015 e ficamos acampados 2 Dias em Arraial no Camping Clube Brasil que fica na praia dos Anjos (Único Camping da Cidade) e 2 dias em Búzios no Camping Búzios e sem dúvidas de que Arraial é um lugar Sensacional que vale mto a pena conhecer o lugar + lindo que já conheci na minha vida só estando lá pra saber. Obrigada pelas dicas e continue postando sobre suas viagens

ResponderExcluir
  12. Parabéns Ricardo muito bom seus posts eles nos deram muitas dicas sobre Arraial do Cabo eu e meu namorado fomos pra lá nesse feriado de Reveillon de 2014 para 2015 e ficamos acampados 2 Dias em Arraial no Camping Clube Brasil que fica na praia dos Anjos (Único Camping da Cidade) e 2 dias em Búzios no Camping Búzios e sem dúvidas de que Arraial é um lugar Sensacional que vale mto a pena conhecer o lugar + lindo que já conheci na minha vida só estando lá pra saber. Obrigada pelas dicas e continue postando sobre suas viagens

13. Obrigado pelas dicas! Gostei bastante.

Arraial do Cabo é um belo lugar.

Além das dicas deste site também utilizei um vídeo incrível com os principais pontos turísticos. Recomendo tanto para quem já foi como para quem pretende conhecer a cidade: www.youtube.com/watch?v=gy3wXHndt3M

ResponderExcluir
  14. Olá campistas kkk. Ótima tarde a todo. Quero agradecer pelas postagens sobre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Estou começando a arte de acampar e fiquei encantado com as bolas paisagens dos dois lugares postados.Quero incluir em minha próxima viagem agora em Novembro e essas lugares podem entrar no meu roteiro graças a vocês. Grande agravo a todos...

15. Olá, sou nova em acompanhar, gostaria de uma indicação onde consigo armar as barracas de Camp nas Região dos lagos?

1. Olá Naiara.

Obrigado por visitar nosso blog. Na região dos lagos costumamos ficar no camping Dunas do Peró em Cabo Frio. Gostamos muito da infraestrutura dele e da localização pois esta bem no meio do caminho entre Búzios e Arraial do Cabo, sendo assim uma ótima base para poder conhecer as belezas das três cidades. É só clicar no menu "Camping" depois em "Rio de Janeiro" e depois no "Dunas do Peró" pra ver nossa matéria sobre o camping.

Obrigado.

Camping & Família

Excluir
    2. Em Arraial do Cabo tem 2 Campings... CCB (Camping Clube do Brasil) próximo a Praia dos Anjos e o Trailer e Camping Amendoeiras (próximo a Praia do Pontal)... Ambos tem excelente localização e ambiente bem família... vou sempre e super recomendo.