Slide Cabeçalho

Menu

25/04/2017

O que levar no camping? Barracas.

Saudações campistas à todos, como vão?

Dando sequencia às postagens sobre como acampar, vamos falar agora do principal item de um camping, a barraca. 

Com que barraca eu vou no camping que você me convidou?

No mercado Brasileiro é possível encontrar barracas de R$ 70,00 até 5.000,00 ou mais. E na hora de escolher a sua o caminho mais sensato é o custo benefício. Claro que vamos partir da premissa de que você ira acampar muito e não uma experiência de apenas uma vez. 

Os modelos mais comuns encontrados são: Iglus, Bangalôs, Canadenses, e as Estruturais. Todas elas apresentam inúmeras variações.   


A primeira coisa que você tem que saber é que toda barraca normalmente trás em seu nome/modelo a informação que determina a capacidade de pessoas que ela comporta. No caso das Iglus e Canadenses nossa dica é que você considere sempre uma pessoa a menos ou até mesmo a metade da capacidade de pessoas dependendo do modelo. Isso é necessário pois os fabricantes calculam essa capacidade levando em conta que todos os ocupantes estarão deitados lado à lado em saco de dormir sem deixar espaço para bagagens ou outros equipamentos. Por tanto se você quer uma barraca para um casal e uma criança, por exemplo, do tipo iglu, uma boa opção é escolher uma barraca  com capacidade de 4 à 5 pessoas. E se você for utilizar colchões infláveis tenha mais atenção a essa regrinha pois eles ocupam maior espaço dentro da barraca.

Já no caso das barracas Estruturais e Bangalôs, como são de maior porte e em seu interior existem divisões de ambientes como quarto(s) e sala (avance), a quantidade nominal de ocupantes é mais precisa já que existe(m) outro(s) ambiente(s) para serem colocados os demais equipamentos e bagagens. Mas se mesmo assim se você desejar ter um maior conforto também pode considerar um ocupante a menos por quarto. Por exemplo, se um quarto tem a capacidade nominal para três ocupantes, para se ter um maior conforto então é melhor considerar dois ocupantes. 

A próxima questão na hora de escolher uma boa barraca é a COLUNA D'ÁGUA. Essa é outra informação técnica que as barracas devem trazer em suas embalagens. Esse dado serve para determinar a impermeabilidade, capacidade de resistência à água da sua barraca. Normalmente é apresentado em "milímetros cúbicos" (mm³). Para o clima tropical brasileiro o recomendado é que seja no mínimo 1500 mm³. Muito cuidado com as barracas vendidas em hipermercados pois a maioria delas não trazem esse tipo de informações pois possuem colunas d'água de 300 à 800 mm³, ou seja, uma simples chuvinha é suficiente para molhar tudo dentro da barraca.

Tendo em vista as informações à cima precisamos relembrar duas questões que já vimos na primeira postagem anteriores:

Qual o tipo de campismo que você deseja praticar?
Como e onde você vai carregar o seu equipamento?

Se o campismo que você quer praticar é ir para um camping estruturado junto de sua família e pra isso você vai usar um carro com bastante espaço para carregar equipamentos, então uma boa opção de barraca são as grandes, estruturadas. Se você quer praticar trilhas com campismo selvagem e deseja ter mais liberdade de locomoção uma barraca pequena e leve do tipo iglu é mais apropriada.

Não se esqueça de considerar o tamanho da barraca desmontada, na embalagem, na hora da escolha pois ela precisará caber dentro de seu porta-malas ou de sua mochila. Já vimos pessoas comprarem barraca que não couberam no porta-malas e tiveram que colocar nos pés do passageiro do banco de traz do carro.

Essas são informações importantes, agora é achar aquela que te agrada mais e que caiba dentro do seu orçamento. Existem muitos foruns, sites, blogs e grupos na internet onde você pode tirar dúvidas e perguntar sobre a barraca que você quer comprar. 99,9% dos campistas são muito solícitos e ficarão felizes em ajudar.

Nossa última recomendação, compre barracas e equipamentos nas lojas especializadas. assim você terá melhores marcas com muito mais qualidade e a ajuda de profissionais na hora de escolher o seu equipamento.

O próximo assunto que iremos abordar é: como dormir no camping? Até lá e um grande abraço.

Camping & Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário