Slide Cabeçalho

Menu

19/04/2017

O que levar no Camping?

Saudações campistas, como vão. 

Hoje daremos início a uma série de matérias que pretendem auxiliar aqueles que decidiram embarcar nesse novo estilo de vida e não sabem por onde começar.


Bem, você decidiu que esta querendo acampar, parabéns, você acabou te tomar uma decisão que vai mudar a sua vida. O campismo é uma vivência que quem pratica se apaixona. Claro que para a paixão ser avassaladora a sua primeira impressão tem que ser positiva se não o resultado será o contrário. E justamente para que isso  não aconteça que você chegou até aqui, para se informar e se preparar para não passar por apuros, perrengues, e assim poder curtir ao máximo o que vem por ai. Então vamos là.

O primeira pergunta que você deve se fazer é: Que tipo de campismo você deseja praticar?

Isso é importante pois vai influências no tipo de seu equipamento, tamanho, peso, qualidade, os lugares onde você ira acampar, meio de transporte e muito mais. Então vamos entender os tipos de campismo. 

Basicamente podemos classificar como dois tipos, o campismo "estruturado" e o campismo "selvagem". Esse termos são populares e outras pessoas podem apresenta-los com nomes diferentes. 

O Campismo estruturado é aquele normalmente feito em lugares onde existe uma infraestrutura de apoio como banheiros, segurança, eletricidade, lanchonete, restaurante, lojinha, piscinas, quadras salões de jogos, etc. Claro que nem sempre tudo isso junto, essa estrutura pode variar de um lugar para outro. Esse tipo de estrutura é mais encontrada nos campings, lugares que cobram uma diária por pessoa para usufruir de tudo isso. 

O campismo selvagem é aquele praticado em locais sem infraestrutura nenhuma, comumente praticado por pessoas que gostam de pescar, caçar, por aventureiros que praticam trilhas, montanhismo, escalada, travessias, etc. 

A próxima pergunta relevante é, como e onde você vai carregar equipamento?

Outro fato que influencia diretamente em muitas outras questões é o meio de transporte que você irá utilizar. Isso é relevante pois campista ama tralha e quanto maior o espaço para carrega-las mais tralhas agente acumula e com o passar do tempo agente acaba percebendo que muitas delas são desnecessárias. 

Sim, faz muita diferença entre viajar de ônibus, de moto ou com uma super camionete. Isso vai influenciar no tamanho, quantidade e peso do equipamento. Por exemplo, se seu carro é popular, do tipo "ratch" e você compra uma barraca que ela sozinha ocupa todo o porta-malas, onde vai o resto?



Além da capacidade de carga no momento do transporte você também precisa pensar se o veículo consegue chegar até o local onde será o acampamento. Se sim, seu equipamento pode ser grande e pesado, ou se não e você vai precisar carregar o equipamento do estacionamento até o local onde ira montar o acampamento ou mesmo fazer uma trilha, nesse casos, o seu equipamento deve ser compacto e leve  para caber no mochilão.

Quem vai com você?

A quantidade de pessoas também é importante na hora de escolher e dimensionar seu equipamento pois ele deve atender as necessidades individuais ou do grupo. Eu sei que parece óbvio, mas já vi muitas famílias chegarem em um camping em quatro ou cinco pessoas e a barraca comportava apenas três. Além disso é preciso considerar bagagem e demais equipamentos.

O quanto você deseja investir?

Como qualquer produto vendido no mundo é possível encontrar uma infinidade de equipamentos e claro que com preços e qualidades diferente. Existem equipamentos para todos os bolsos mas a qualidade é proporcional ao valor investido.

Mas muito cuidado, comprar equipamentos e um vício prazeroso e que leva a um consumismo desnecessário. Antes de sair comprando esse ou aquele equipamento que você viu na barraca ao lado, pergunte se isso é realmente necessário, se terá uso real. Digo isso pois eu e muitos outros amigos já chegamos à um momento onde o equipamento não cabia dentro do carro. E quando isso acontece você inicia um processo de substituição de equipamentos por outros mais compactos e mais funcionais e nesse processo você perde dinheiro comprando novos equipamentos e vendendo aqueles que não atenderam as sua necessidades.

Aqui faço um parênteses para dizer que pesquisar é fundamental para que a escolha do equipamento seja o mais adequado logo de início e assim evitar a substituição por outros como eu disse a cima.   

Muito bem, por hora vou parar aqui. Acho que vocês já tem bastante para pensar antes de começar a falar do primeiro item a ser comprado, a Barraca, afinal, sem ela não tem acampamento.

Um grande abraço à todos e até a próxima.

Camping & Família

2 comentários:

  1. Amo a página de vcs, comprei algumas coisas já ... criando coragem para ir praticar o camping

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, que bom que você gosta, se precisar de ajuda é só nos chamar.
      Obrigado por visitar nosso página.
      Um forte abraço e boa acampada.

      Excluir