Slide Cabeçalho

Menu

24/10/2018

Como acampar mudou a nossa vida, hábitos e nos levou a prática de esportes.



     Saudações campistas, como vão amigos?

By Laryssa Vannucci
Um dia uma amiga que precisava realizar um trabalho nos pediu para falarmos sobre de que forma o campismo mudou nossa vida, e da evolução dos equipamentos com a passar do tempo. Então fizemos uma retrospectiva de nossa vida campista para poder ilustrar melhor o tema. Quem escreveu essa matéria foi a Laryssa, minha linda esposa. E depois de pronta achei que daria um conteúdo legal para nosso site. Então aí vai...


“Sempre tivemos uma necessidade grande de estar perto da natureza e com a vida atribulada e corrida encontramos no acampamento uma maneira de sair um pouco do estresse diário e recarregar as baterias.

Começamos a acampar em família quando nossa filha mais velha tinha 8 anos e eu estava grávida de 5 meses. Após o nascimento da caçula retornamos aos acampamentos quando ela estava com 1 ano e 3 meses,no camping Chapéu de Sol em Itu, e ali ficou claro que acampar em família era possível sim, mas precisaríamos adequar nossos equipamentos.


A primeira mudança significativa foi a Barraca, ela precisava acomodar nos quatro e ainda ter um espaço para o restante do equipamento. Assim adquirimos nossa primeira barraca “grande”, de família. Era uma Quéchua T4.2 XL Air, que possuía 2 quartos e uma sala central necessária para os dias de chuva e crianças entediadas.


Após a aquisição da tão sonhada barraca veio a necessidade de complementar, organizar e compactar, para que tudo coubesse no carro, e de pouco em pouco fomos equipando nossa casa de campo com toalhas mais compactas, jogos de panela que se encaixam umas dentro das outras, organizadores, collers, talheres, mochilas, mesa que abre e fecha, móvel para cozinha, fogareiros e muito mais.

Para entreter as crianças, sem apelar para tecnologia, programávamos todo tipo de atividade como desenho, jogos de tabuleiro, baralho e esportes. Raquetes de frescobol, ping pong, bolas, skates, arco e flecha e patins viram itens indispensáveis em nossas acampadas. Nossa caçula aprendeu a patinar em um Camping e hoje é fera! Quando a opção era a praia a lista aumentava, óculos de sol, mascaras de mergulho, pé de pato, snorkel, esteiras, biquínis e blusas com proteção solar, etc. E tudo acabava sendo adquirido na Decatlhon, afinal de contas, já que estávamos ali comprando coisas para o acampamento e tinha tudo, porque não?


A grande maioria das coisas conseguimos adquirir aqui, outras, esperávamos a boa vontade de parentes e amigos para trazer do exterior na bagagem, como foi o caso da mesa para cozinha da Kelty.



Na época não se comercializava nada parecido por aqui, mas pouco tempo depois a Decathlon trouxe sua linha de mesas de cozinha da Quechua, o que me fez querer ter esperado mais para comprar a minha. Hoje a falta dessa mesa no mercado elevou seu preço no mercado de usados.

Como não queríamos acampar apenas no verão, precisamos também de roupas adequadas, sacos de dormir de baixa temperatura e hoje temos roupas especificas para acampar no inverno todas adquiridas na Decatlhon, o que tornou as etiquetas indispensáveis, pois em um Camping todo mundo tem igual!

Sempre que possível colocávamos as tralhas no carro e partíamos para algum lugar próximo de nossa cidade para um final de semana ou feriado, mas também programávamos longas férias com roteiros que passariam por várias cidades e para esse tipo viagem a barraca grande era um problema, então adquirimos uma segunda barraca, que comportava nossa família de quatro pessoas com conforto, mas que fosse mais compacta e fácil de montar e desmontar e assim escolhemos 2 seconds XXL IIII. Agora sim tínhamos barraca para todas as ocasiões.


Os acampamentos começaram a ficar mais longos e a necessidade por um pouco mas de espaço e conforto nos levou a trocar a T4.2 XL Air pela T6.2 XL Air.


A vida na Natureza começou a despertar em nós o desejo de algo mais. Você conhece pessoas com os mesmos interesses, passa a seguir páginas na web, e quando menos espera estamos praticando outros esportes que nem imaginávamos antes. Com as crianças ficando mais velhas pudemos deixar o conforto dos campings, que passaram a servir de base, para explorar os arredores dos lugares que visitávamos, fazer trilhas, arborismo, tirolesa, subir morros e montanhas, conhecer cachoeiras, fazer boiacross e muito mais.




Foi assim que eu e meu esposo decidimos fazer um trekking nos Andes em uma viagem ao Chile. Mais uma vez precisamos nos adequar adquirindo bastões de caminhada, roupas para o frio, meias, botas, casacos e mochilas, e fomos para nosso sonhado trekking no Cajon Del Maipo.



Gostamos tanto que um dia convidamos um casal de amigos, que conhecemos no camping, para uma experiência, seria um teste de um acampamento “semi-selvagem” com trilha, e eles toparam na hora! Hoje esse casal também participa de enduros de regularidade, corridas e já fizeram vários trekkings por ai!




A partir desse momento meu marido decidiu que era isso que queria fazer e investiu em novos equipamentos e deu “upgrades” em outros para assim iniciar no ontanhismo. Mochilas, botas, barracas técnicas, fogareiro, kit de panelas e utensílios de cozinha, roupas mais adequadas, saco de dormir para baixa temperatura e muito mais foram comprados, e, em julho de 2017 ele fez sua primeira montanha, o pico dos Marins na serra da Mantiqueira.





Com essa experiência percebeu que se quisesse dar continuidade nessa prática teria que melhorar, e muito, o seu condicionamento físico, e novos esportes foram somados a lista. Academia, musculação, funcional, caminhadas e corridas hoje fazem parte de sua rotina. Agora está sempre planejando a próxima montanha ou a próxima trilha e sonha em um dia levar nossa caçula com ele em uma aventura dessas.

Posso afirmar que o campismo muda a vida das pessoas. Ele proporciona o lazer em família, a socialização e o convívio em grupo, a educação visitando lugares, conhecendo suas histórias, costumes e culturas. E também te leva a praticar esportes, alguns apenas como forma de lazer em momentos de integração entre a família e amigos como jogo de peteca, futebol, frisbee ou jogos de raquete e outros como mudança nas rotinas de vida se tornando novos hábitos como ciclismo, corrida, caminhada, montanhismo, escalada e outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário