Slide Cabeçalho

Menu

25/07/2017

Saco de dormir Super Pluma Inverno - Trilhas e Rumos

Saudações campistas, como vão?

Hoje vou falar do Saco de dormir SUPER PLUMA INVERNO da Marca TRILHAS E RUMOS. Antes de mais nada quero deixar meu super agradecimento à loja Selva Military & Adventure parceira do site que  cedeu esse produto para uso em minha última aventura, a subida ao pico dos Marins.  Para quem é da região metropolitana de Campinas a loja Selva fica no Shopping Parque D. Pedro em Campinas mesmo, e pra quem é de mais longe não tem problema pois eles também vendem pelo site. 


O Super Pluma Inverno é um saco de dormir para baixas temperaturas, claro que para o clima do Brasil. E quando você precisa de um saco para essa finalidade sempre tem uma difícil escolha à fazer: Volume X Peso X Custo. Isso porque os sacos mas baratos costumam ser grandes e pesados e os mais leves e compactos costuma ter um preço bem salgado. Em uma outra oportunidade estive à procura de um saco de dormir e durante as minhas pesquisa esse modelo já havia chamado a atenção por ser uma boa opção de custo benefício, por isso quando veio a necessidade fui direto a procura dele. Seu valor gira em torno de R$ 350,00 e seu tamanho não difere muito aos dos sacos de dormir mais comuns encontrados no mercado, só que para temperaturas mais quentes, e seu peso é em torno de 1.8 kg.


Como já dito é um saco de dormir para baixas temperaturas. Na etiqueta impressa no saco de transporte traz a informação de que a temperatura de conforto é 3º, a de tolerância é 0º e a extrema é -4º. Lembramos que essa informação é uma referencia pois cada pessoa sente o frio de forma diferente. Se você quiser aprender um pouco mais sobre tipos e diferenças entre sacos de dormir clica aqui e veja a matéria sobre "dormir no camping"

 
Um detalhe interessante é que já faz parte do seu saco de transporte as cintas compactadoras encontradas nos melhores modelos do mercado, dispensando a necessidade de compra-las separadamente. Quando compactado chega a ficar quase que metade do tamanho original. 




Quando aberto é bem nítida a qualidade do material. Seu interior é feito em Nylon e de acordo com o site do fabricante seu enchimento é de "fibras Microtech de 0,7 denier, que são 20 vezes mais finas que um fio de cabelo. Essa fibra isolante recebe um tratamento resinado para diminuir sua acomodação e tem maior capacidade isolante que as anteriores por reter mais ar entre seus fios, sendo também de secagem mais rápida em caso de encharcamento." (fonte: www.trilhaserumos.com.br).

 
É um saco de dormir  do tipo "sarcófago", ou seja, tem os pés mais justo e os ombros mais largos para ficar mais justo ao corpo e também tem um capuz que se ajusta à cabeça. As medidas informadas no site do fabricante, largura na parte superior de 80cm e comprimento de 1,90m, divergiram um pouco das que obtivemos, mas nada que desabone a qualidade do produto. 



Um outro detalhe muito interessante desse saco é que ele tem na parte interna um outro ajuste na altura do peito, um colar térmico, para evitar a perda de calor do tórax pelo capuz.


 
Produtos assim são cheios de detalhes técnicos que passam desapercebidos mas fazem muita diferença no resultado final e uma deles é o tecido interno costurado separadamente do tecido externo. Isso é chamado de costura descasada e tem como objetivo evitar a fuga de calor pelos furos das costura. Outro artifício para evitar a fuga de calor esta na almofada de proteção na parte interna do zíper em toda a sua extensão.  E falando de zíper esse modelo possui um zíper de dois lados, isso serve para uni-lo a outro saco formando um modelo para casal. Se esse for seu objetivo só fique atento na hora da compra para que um seja com o zíper para o lado direito e o ouro para o lado esquerdo. 


Vídeo oficial do site do fabricante.

Bom chega de informações técnicas e vamos ao relato. Eu usei o SUPER PLUMA INVERNO para uma pernoite no Pico dos Marins à 2420 metros de altitude no dia 08 de Julho de 2017. Junto dele usei um isolante térmico pois o aquecimento da parte de baixo sempre é menos eficaz devido ao peso do corpo que comprime as fibras diminuindo o ar entre ela. A noite, por volta das 21:00h os termômetros já estavam marcando -2º e nesse mesmo horário começou um vento que durou a noite inteira e que, de acordo com colegas que estavam acampados próximos, chegou a 50km/h. Isso fez a sensação térmica ser bem mais baixa do que a registrada.

Fui  me deitar próximo desse horário, utilizando a mesma roupa que eu estava usando do lado de fora da barraca, ou seja as três camadas de aquecimento (segunda pele, fleece e pluma). Tive uma noite muito boa e quente, não acordei por causa de frio. Não consegui saber qual foi a mínima atingida naquela noite mas imagino que na madrugada a temperatura tenha caído mais uns 3 à 4 º.      




Conclusão: Excelente produto!!! Atendeu às necessidades e superou as expectativas.  Fiquei aquecido e confortável em um cenário onde a temperatura foi negativa e fortes ventos ajudaram a aumentar o frio. O produto oferece um bom custo benefício comparado à outros similares que são mais pesados e mais volumosos.

É isso ai. Um forte abraço a todos e até a próxima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário