Slide Cabeçalho

Menu

24/07/2012

O campismo no Brasil - por Camping & Família


Como campista por convicção tenho nessa prática um estilo de vida, acampo porque gosto e não justifico meu hobby com o jargão mais comum de que é a opção mais barata para se viajar. Pelo contrário, o valor definitivamente não esta entre as principais razões de eu acampar. Vivencio o campismo desde uma época ruim para o seguimento (meados dos anos 80), e atualmente estou podendo presenciar o “ressurgimento” do campismo.

O campismo no Brasil teve sua “época de ouro” na década de 70. Pelas estatísticas do CCB (Camping Clube Brasil), chegou o registrar 1.000.000 de pernoites ano somente em seus campings.
Nessa época instalaram-se no Brasil empresas renomadas como a TURISCAR e a Karman-guia, fabricante de veículos de recreio (trailers e motor home). Lembro-me de que meu avô era representante de um desses fabricantes. Inúmeras fabricas de barracas também tiveram seu momento nesse mercado na mesma época, como a Ferpi, a  Priscilla e a Alba. Essa última era aqui em Campinas e eu tinha como rotina visitar sua loja de fábrica.
Em meados da década de 80 o campismo entrou em uma decadência devido à crise do petróleo e a inflação que diminuiu drasticamente a renda dos cidadãos de classe média que eram a base do público campista, e isso piorou na década de 90 com as péssimas condições da malha rodoviária e o crescimento de novas opções de viagens e hospedagem. Nessa época muitos camping fecharam suas portas e a maioria dos que permaneceram abertos ficarm abandonados de cuidados e manutenções e graças a isso que o campismo é mau visto aos olhos dos brasileiros que nem imaginam que hoje existem campings que oferecem estruturas de dar inveja a muitos hoteis.

Atualmente o mercado de campismo vem lentamente retomando seu lugar como opção de lazer no cotidiano do brasileiro. Nós do camping e família temos um entendimento desse fenômeno que esta diretamente relacionada à chamada “onda verde”, tendência mundial em que o ser humano procura por qualidade de vida fugindo dos centros urbanos e buscando interagir com a natureza. Tal tendência fez surgir no mundo todo o turismo ecológico e o campismo é apenas uma fatia muito pequena desse mercado.
No nosso dia-a-dia de campista estamos vivenciando e identificando alguns sintomas que independente de pesquisas de mercados ou estatísticas oficiais, indicam claramente que o campismo esta crescendo no Brasil de forma acelerada. 

O primeiro indicador que observamos aparece no mundo virtual, no nosso blog, que a cada dia recebe mais e mais visitas de pessoas procurando informações e conhecimento para ingressar no campismo e ou para melhorar a qualidade de suas acampadas, e também com aumento de novos blogs e paginas pessoais nas redes sociais que procuram divulgar a prática.

Outro sintoma está no mercado de equipamento, que no Brasil é praticamente nulo, mas que as poucas novidades que aqui surgem desaparecem rapidamente das prateleiras das lojas e dos sites de vendas pela internet mostrando que o campista esta cada vez mais em busca de produtos de qualidade que facilitem e tragam mais conforto a sua acampada. 

Esse segundo sintoma reflete consequentemente nos gramados dos campings e que podemos constatar em todas as nossas acampadas, vivenciando na integra o uso desses equipamentos novos como, por exemplo, barracas cheias de tecnologia, que estão mudando a paisagem dos campings brasileiros.

Visto isso, fica um questionamento para os donos de campings, de lojas de equipamentos e empreendedores em busca de novos mercados. O publico esta querendo qualidade, conforto e segurança, e como para nós do Camping & Família, preço não é o fator principal. O campista esta disposto a pagar por melhores instalações e equipamentos de qualidade e para isso ele tem a informação disponível “on line” nos blogs e sites que discutem e trocam informações sobre equipamentos, campings e roteiros, os prós e os contras.

De acordo com uma matéria publicada no site piscinao.com.br (http://www.piscinao.com.br/CampingCampismo.php) , “a tendência de aumento das atividades de camping é um fato mundial irreversível, e que já começa a se refletir no país. Enquanto estimamos que este ano existam aproximadamente 350 campings organizados no Brasil, só na França existem 9.000 e nos EUA mais de 16.000, o que comprova que acampar não é uma opção de custo de viagem mas de estilo de vida. Ainda nos EUA, em áreas preservadas pelo US Corps of Engineers existem 53.000 locais para camping selvagem. Somente em um dos países europeus, a Espanha, 5.2 milhões de pessoas hospedaram-se em campings em 2000, sendo 3.4 milhões campistas espanhóis. É preciso ressaltar que o alto índice de urbanização na Europa não oferece as opções de natureza do Brasil, Estados Unidos ou Canadá e, mesmo assim, o campismo continua a crescer.”

Por isso pessoal, camping não é mais falta de opção e sim opção.

Grande abraço à todos.

Ricardo & Família

16 comentários:

  1. Excelente ponto de vista.
    Concordo com tudo !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ricardo, tava inspirado meu caro?
    Adorei o texto, transmitiu de maneira simples a realidade do campismo no Brasil.
    Quanto ao quesito baixo custo concordo plenamente com você, quem acha que acampar custa menos que uma pernoite em uma pousada ou hotel deveria tentar conhecer a realidade mais de perto, não me importo com nossos gastos durante uma acampada, nossa preocupação maior é nossa diversão da forma como mais gostamos, com nossa casa nas costas (ou no carro) e a certeza de deliciosos momentos entre família e amigos!!!
    Abraços
    Camy

    ResponderExcluir
  3. Estão de parabéns pelo post... Aliás, pelo artigo!! Excelente!
    Também observamos (e acho que é consenso de todos do meio) o REsurgimento do campismo no Brasil.
    Meu avô é que conta histórias da época em que acampava de barracas e com trailers (e também fica feliz da vida em saber em que há sim bons lugares nos dias de hoje para se acampar com infra-estrutura adequada e segurança)
    Muito bacana o post de vocês!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala Ricardo

    Realmente inspirador...
    Acreditamos assim como a maioria, que buscamos qualidade em nossas acampadas, informações, estrutura, organização
    Sem duvida o campismo esta novamente em alta
    Basta dar uma olhada nas lojas, e super legal ver famílias inteiras buscando informações sobre equipamentos...
    Nos todos, amigos bogueiros, estamos ajudando de uma forma ou outra, difundindo via virtual e em alguns casos pessoalmente
    Mostrando que é perfeitamente possível de se acampar com crianças, sob chuva, no frio, no calor...
    Sem que isto seja uma tortura, pelo contrario é um prazer..
    Estas lembranças ficaram com eles o resto da vida...
    e para nós, é tão gratificante o brilho dos olhinhos, que sinceramente não tem preço...

    Voadores

    ResponderExcluir
  5. É Ricardo acada dia me surpreendo com as postagens de seu blog e vejo o quanto este é importante para você, essa postagem é bem a realidade mesmo, hoje vejo o aumento do publico campista, mas ainda falta muito para nosso pais fazer da pratica do campismo realmente uma cultura, para isso o nosso Governo tem que melhorar muita coisa, mas como você disse as pessoas hoje estão querendo mais contato com a natureza e isso é um fator determinante, e como dono de loja afirmo uma nova geração mais consciente está surgindo e com isso o campismo vai se renovando.

    Abração e parabéns pela sua contribuição ao campismo.

    ResponderExcluir
  6. Fala Ricardo...

    Belo texto... muito bom mesmo, concordo com você plenamente nos seus apontamentos...

    Realmente valor não é fator influenciante para quem acampa, mesmo porque só o que investimos em novos equipamentos daria para pagar várias diárias num Hotel Resort 5 Estrelas, e não queremos isso...

    Quando coloco todas as minhas tralhas de camping dentro do meu carro fico imaginando quanto de dinheiro tem ali investido, pois que eu já perdi a conta de quanto eu gastei com tralhas (já foi muito dinheiro) e vai muito dinheiro ainda porque acampar é o que você realmente descreveu no brilhante texto....

    Ricardo & Família vocês estão de parabéns...

    Júlio e Laura

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal, tudo bem com vocês? e aí? preparando a próxima acampada? estou a fim de ir ao Camping das Pedras, em Itú, vocês já acamparam por lá? se já, o que acharam? nos manteremos informados.
    Abraços
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra.

      Nós estmos bem, preparando a próxima acampada.

      O Camping Fazenda das Pedras também esta na nossa lista de próximas acampadas. Nós nunca fomos mas muitos dos nossos amigos blogueiros já foram e indicam como um ótimo camping. Dá uma olhada no blog deles:

      http://tripsnature.blogspot.com
      http://barracavoadora.com.br
      http://oscostas.blogspot.com

      Se puder estamos organizando uma acampada nos dias 25 e 26 de Agosto no camping Zé Roque em Joanópolis. Se programa ai e acompanhe as notícias no blog.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
    2. Muito obrigada, Ricardo, você, como sempre, é muito gentil... 25 e 26, né? este camping do Zé Roque tem ótima fama. Está meio complicado agora para acampar aqui em casa porque o marido está trabalhando em horários de plantão, então tenho que programar com bastante antecedência, mas esta acampada no Zé Roque vai ser legal, hein? vou mexer uns pauzinhos aqui em casa pra ver o que consigo, rs. Obrigadão.
      Abraços,
      Sandra

      Excluir
  8. Olá a todos os amigos.

    Quero fazer um agradecimento geral pelos comentários de todos vocês. Se o campismo esta resurgindo, mudando, modernizando, melhorando, somos todos parte fundamental desse processo.

    Obrigado por acompanherem nosso blog e contribuirem com ele e com o campismo.

    Grande abraço a todos.

    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
  9. Ricardo parabéns pelo texto.
    Posso reproduzir no Viagem em Barraca?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José.

      Obrigado por sua visita em nosso blog.
      Pode reproduzir sem problemas.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  10. Olá, Camping e Família! Parabéns pelo artigo, muito contudende, concordo em múnero e grau. Vou adicionar seu link no meu blog. Na minha região (Pará) não há prática do campismo. Mas, divulgo o que posso. Espero que o setor privado e Estado possa acordar para o campismo.
    Você autoriza, eu reproduzir no meu blog com os devidos créditos?
    Vida Loga!! Carlos Rocha.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Caming e Família! Parabéns pelo artigo, muito contudente. Concordo em número e grau. Aqui em nossa região (Pará) não há prática do campismo, mas, divulgo o que posso. Gostaria que o setor privado e Estado acordasse para o campismo. Vou adicionar seu link no meu blog. Posso reproduzir seu texto no meu blog com os devidos créditos?
    Vida Longo! Carlos Rocha.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Camping e Família! Parabéns pelo artigo, muito contudente. Concordo em número e grau. Aqui em nossa região (Pará) não há prática do campismo,mas, divulgo como posso. Espero que o setor privado e Estado acorde para o campismo. Vou adicionar seu link do blog. Você autoriza eu reproduzir o texto com os devidos créditos?
    Vida Longa! Carlos Rocha do blog Clube Mochileiro Aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos e obrigado por sua participação aqui no nosso blog.

      Sem dúvidas pode reproduzir sim.

      Grande abraço.

      Ricardo & Família

      Excluir