Slide Cabeçalho

Menu

10/07/2016

Acampando no Mundão das Trilhas - Amparo - SP

Saudações campistas.


Como prometido voltamos ao mundão das trilhas só que agora fomos para acampar e percorrer todas as trilhas. Dessa vez fomos acompanhados dos amigos Marcelo e Daiane do blog "Os Polatos Na Trip" e do amigo Walgran do blog "Camping & Tecnologia".

Devido ao nosso recente interesse em ingressar no mundo dos treeking e acampadas "selvagens", nossa intenção além de explorar mais a fundo o lugar também era um intercambio de informações sobre o assunto e ter uma primeira experiência com equipamentos compactos que coubessem apenas nas mochilas ao contrário do nosso tradicional equipamento de camping que precisa de um caminhão para carregar tudo. 

Nos dias que se antecederam a acampada discutimos muito entre nós sobre equipamentos, tamanhos, pesos, o que realmente era necessário e o que não era e sobre alimentação para esse tipo de camping e já ai percebemos que teríamos um longo caminho pela frente, mas que era sim possível fazer uma primeira experiência com o que tínhamos. O local também foi escolhido com o propósito de teste por contar com uma pequena infraestrutura de base disponível e caso algo desse errado teríamos recursos para não passar perrengues.

A primeira fase foi fácil colocar tudo dentro da mochila. De acordo com o Walgran que possui um equipamento "ultralight", os meus quase 12kg de mochila estava de mais, mas isso vai se resolvendo com o tempo conforme for substituindo alguns equipamentos atuais por outros mais adequados.

Nos encontramos  no sábado às 14h na Decathlon de Campinas e de lá seguimos para Amparo. Na chegada apresentei o local para todos e nos dirigimos as áreas de camping que ficam do outro lado do rio e onde não possui eletricidade. Montamos nosso acampamento e começamos a discutir sobre equipamentos e ver o que cada um trouxe, foi muito construtivo pois havia todo tipo de equipamento  e pudemos aprender muito com esse "benchmarking" campista. Depois disso atravessamos o rio novamente para tomar um banho, já que havia essa possibilidade, e passamos a noite em volta da fogueira comendo conversando e dando muita risada. Se você quiser saber mais sobre a infraestrutura do lugar é só clicar aqui e veja nossa outra matéria.

Mundão das Trilhas - Barraca Nautika FOX 3/4.

Mundão das Trilhas - Barraca Quechua Quickhiker 3.

Mundão das Trilhas - Barraca Quechua Quickhiker Ultralight 2.
Mundão das Trilhas - Acampamento.


Mundão das Trilhas.
Mundão das Trilhas.
Acordamos e tomamos nosso café. Vale a pena lembrar que apesar de não estarmos acampando na trilha a alimentação foi toda como se tivéssemos afinal tratava-se de uma vivência, então não poderia ser de outra forma. Preparamos nosso lanches para a trilha e nesse momento nosso amigo Walgran se despediu do grupo pois teria que ir embora. Mochilas menores prontas hora de entrar nas trilhas. Ao todo o Mundão das Trilhas possui quase  7 km de trilhas o que em uma caminhada normal em terreno plano significaria  uma hora e meia de caminhada. Nós ficamos apenas na trilha principal o que daria aproximadamente uns 3,5 km. Parece pouco mas devido a dificuldade técnica somada ao despreparo físico e a umas paradas para descansar, comer o lanche e bater papo levamos quase 5 hs para terminar o percurso todo.

Mundão das Trilhas - Kit Cozinha e fogareiro compact Guepardo.

Mundão das Trilhas - Kit Cozinha e fogareiro compact Guepardo.

Mundão das Trilhas - Kit Cozinha e fogareiro compact Guepardo.
A subida até o mirante é bem ingrime  com bastante trecho de "escalaminhada",alguns com auxilio de cordas para subir. Nossa primeira parada foi na caverna, ali ficamos um tempo descansando apreciando a vista e batendo papo.

Mundão das Trilhas.

Mundão das Trilhas.

Mundão das Trilhas.

Mundão das Trilhas.

Dali seguimos para o mirante onde chegamos por volta das 12:30 e aproveitamos pra fazer um lanche. Depois de um tempo ali chegou um grupo grande e resolvemos desocupar o local para que eles pudessem curtir também. Lá no alto, um pouquinho antes de mirante existem alguns locais onde é possível acampar até pensamos em fazer isso na próxima vez.

Mundão das Trilhas - Vista do mirante.

Adicionar legenda - Vista do mirante.

Mundão das Trilhas - Vista do mirante.

Mundão das Trilhas - mirante.

Uns metros antes de se chegar ao mirante existe uma pequena trilha que leva até uma pedra muito legal para se tirar fotos mas se você tem medo de altura então cuidado porque dá o maior frio na barriga.

Mundão das Trilhas - Vista da Pedra.

Mundão das Trilhas - Vista da Pedra.
A descida foi pelo outro lado do morro, também é difícil, mas depois que se chega a parte baixa existem outras trilhas secundárias que nos levam a uma piscina de água natural, onde também podemos nos imaginar acampando ali, e a uma cascatinha. Próximo à esses dois atrativos encontramos um local que eles chamam de terreiro de café,uma clareira plana e aberta excelente para acampar também.Porém essa área não conta com banheiro de apoio e pia. Decidimos que ali faríamos nosso primeira experiência com as crianças. 

Mundão das Trilhas - Piscina natural.

Mundão das Trilhas - Piscina natural.

Mundão das Trilhas - Piscina natural.

Já no final da trilhas encontramos outra grande área de camping já com uma pequena infraestrutura bem próximo de onde estávamos acampados . 

A experiência foi ótima, aprendemos muito sobre equipamentos onde acertamos e onde erramos,  pudemos vivenciar uma noite acampados sem energia no meio do mato, experimentamos da "gastronomia" de mochileiro, identificamos quais nossa limitações físicas e nos divertimos muito.

Mundão das Trilhas.
Se você também esta com vontade de iniciar nessa vida de aventureiro indicamos o Mundão das Trilhas para sua primeira experiência.

Até a próxima.      

2 comentários:

  1. Show de bola!!! Bora para o próximo hehehe

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de voltar ao campismo.
    Beleza essa natureza. Continuem.

    ResponderExcluir