Slide Cabeçalho

Menu

07/08/2015

Camping Dona Esmeralda, São José do Barreiro - SP

Saudações campistas à todos, como vão?

Hoje vou falar das nossas férias de 10 dias no Camping Dona Esmeralda na cidade de São José do Barreiro. A  região é realmente muito bonita , com muitos atrativos  e passeios interessantes, vou dividir os relatos em algumas postagens para não ficar muito extenso. Nessa primeira postagem farei o relato sobre a cidade e o Camping. 

Sobre a cidade: 

Localizada na Serra da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro a pequena cidade de São José do Barreiro segue os padrões de qualquer cidade de interior, uma praça simpática com a igreja matriz e o coreto, e em seu entorno um pequeno e simples comércio que mantem a cidade, Por conta da beleza natural e do conteúdo histórico dessa região o turismo vem crescendo cada vez mais e assim transformando aos poucos os cenários e costumes dessa simpática cidade onde todos os dias tem cara de Domingo. 




"...Estando a 273 km de São Paulo e 214 do Rio de Janeiro, São José do Barreiro está ligado à Rodovia Dutra pela Estrada dos Tropeiros que, agora reformada, oferece um acesso fácil e seguro aos visitantes.
Ideal para passear com a família por ruas e fazendas centenárias, em São José do Barreiro você tem a opção de se hospedar nas antigas fazendas da época do café, saborear um apetitoso doce caseiro e se deliciar com a comida caipira feita em fogão à lenha.
Porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, São José do Barreiro está entre aquelas localidades que atraem por sua beleza natural composta por trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes, doces, comida caseira e a hospitalidade característica do interior paulista.
Aqui, você e sua família terão muitas opções de lazer como a Represa do Funil, o Pico do Tira Chapéu (ponto mais alto do Estado de São Paulo), Festas Típicas, Fazendas da Época do Café, Cachoeira da Usina, Cachoeira da Mata, Cachoeirão de Formoso, Poço da Água Santa, Cachoeira de Santo Izidro, Cachoeira dos Mochileiros, Trilha do Ouro, Passeios a Cavalo, Passeios no Parque Nacional da Serra da Bocaina, trekking, Mountain Bike, Passeios de Lancha, Jet Ski, e muitas outras opções de turismo rural e ecoturismo."  (fonte: http://www.saojosedobarreiro.sp.gov.br/cidade.php).



Um dos maiores atrativos turisticos é o parque nacional da Serra da Bocaina, lugar onde existem muitas cachoeiras e trilhas, dentre elas a Trilha do Ouro, trilha de 45 km que se percorre em três dias e que liga São José do Barreiro até Mambucaba no litoral do Rio de Janeiro. 

Para os campistas e aventureiros de plantão na cidade tem mercado, um açougue e uma padaria para suprimentos básicos do dia-a-dia. Na praça você encontra o restaurante Rancho com comida caipira feita no fogão a lenha com preço justo e comida boa, na ocasião pagamos R$29,90 o kilo. 





O Camping Dona Esmeralda:

Já faz alguns anos que tentamos conhecer esse camping devido a boa reputação deixada por muitos dos nossos amigos blogueiros e campistas conhecidos, e de fato é muito bom mesmo. 

Como chegamos no fim da tarde, quase anoitecendo, corremos montar a nossa nova barraca pois sabíamos que não seria fácil na primeira vez, mesmo eu já tendo ajudado o Tiago (trips) e o Edu (Costas) a montar a deles dezenas de vezes foi suado. Jantamos, tomamos banho e fomos dormir para iniciar cedo as aventuras. 

Quando acordamos que pudemos olhar melhor ao nosso redor e se familiarizar com a estrutura com camping. São duas áreas planas destinadas as barracas , com pontos de energia e uma boa quantidade de árvores. Os carros não entram dentro do gramado mas ficam estacionados nas ruas que contornam a área. Um detalhe bacana é que dentro do camping tem uma mina de água mineral à disposição. 

Camping Dona esmeralda - Área de camping
 Logo pela manhã quando fui lavar a louça conheci os famosos "Bobs", são os macaquinhos que estão sempre por ali tentando ganhar um lanchinho de quem estiver disposto a interagir com eles.


Faz parte da estrutura do camping alguns quartos destinados a locação, uma sala de TV, um restaurante/lanchonete, parquinho infantil, salão de jogos, quadra de vôlei de areia e piscina natural com churrasqueira.

Camping Dona Esmeralda - Quartos da pousada
Camping Dona Esmeralda - Restaurante
Camping Dona Esmeralda - Parquinho infantil
Camping Dona Esmeralda - Churrasqueira ao lado da piscina natural
Camping Dona Esmeralda - Piscina de água natural
Camping Dona Esmeralda - Piscina de água natural
 

São duas baterias de banheiros, masculino e feminino, ao lado esta a pia para lavar louças e na parte de traz os tanques para lavar roupa.

Camping Dona Esmeralda - Banheiros.
Camping Dona Esmeralda - Banheiros.
Camping Dona Esmeralda - Tanques para lavar roupas.
Camping Dona Esmeralda - Pias externas.
Tudo no camping recebe o cuidado e a atenção pessoal da Ana, sempre muito atenciosa e prestativa. No final de semana foi realizado uma festa Julina com muita comidinha típica, brincadeira e muita prosa.Os quitutes estavam deliciosos e a festa muito bonita e organizada! As brincadeiras divertiram a galera e proporcionaram um clima de amizade e interação.




 

QUER SABER O QUE MAIS TEM PRA SE FAZER EM SÃO JOSÉ DO BARREIRO? ENTÃO DÁ UMA OLHADA NESSAS OUTRAS MATÉRIAS:

http://campingefamilia.blogspot.com.br/2015/08/trilha-e-cachoeira-da-usina-sao-jose-do.html http://campingefamilia.blogspot.com.br/2015/08/cachoeirao-e-cachoeira-da-mata-sao-jose.html http://campingefamilia.blogspot.com.br/2015/08/fazenda-dos-coqueiros-bananal-sp.html



Grande abraço à todos.
Camping & Família

5 comentários:

  1. Foi muito bom estar com vcs e com tanta gente legal. Dias lindos! Boa postagem!

    ResponderExcluir
  2. me parece que derão um belo de um up-grade no banheiro! muito bom isso

    abs

    ResponderExcluir
  3. Ola!

    Muito bacana seu blog e principalmente ler sobre o Dna Esmeralda que tbm esta em nossa lista...

    Comecamos com camping ha pouco tempo, mas estamos curtindo muito... Montamos ate um blog tbm pra dividir com a galera nossas experiencias, afinal sempre procuramos algo legal para as criancas e tbm levamos nosso cachorro junto...

    Visite nossa pagina e poderemos continuar a trocar experiencias: www.wejustlovecamping.blogspot.com.br

    Grd abrc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde , podem me dizer mias ou menos o preço do camping da dona esmeralda. estou em furnas e pretendo ir a paraty entao quero passar duas noites no camping de dona esmeralda. grato.,evaristo gouvea

      Excluir
    2. Olá.

      Os valores são direto com com o camping, é só ligar lá.

      Abraços.

      Ricardo e família

      Excluir