Slide Cabeçalho

Menu

13/01/2018

Calça Hard Pro Montain da Hard Adventure

Saudações campistas, como vão?

Quando me preparava para subir o pico dos Maríns conversava com um amigo e surgiu o assunto sobre "roupas técnicas". O que? Roupas apropriadas para a prática de montanhismo. Nesse momento parei tudo e tratei de iniciar minhas pesquisas para saber se realmente era necessário, quais os prós e os contras em se usar essas roupas, afinal, eu já tinha algumas roupas que achava que eram apropriada. Mas descobri que não se tratava apenas do tecido ser leve e sintético, tinham mais características que influenciavam no conforto e na durabilidade à longo prazo, principalmente quando utilizada por um período de tempo maior, como no caso de trilhas e travessias de mais de dois dias.

Após pesquisar um pouco  lembrei da marca "Hard Adventure" que eu  já conhecia de ver propagandas e anúncios nas redes sociais. Entrei no site da empresa e pra minha surpresa descobri que eles estavam à vinte minutos da minha casa. Oba! Pesquisa "in loco".  Entrei em contato com eles e no dia seguinte estava eu lá conhecendo a confecção e tendo uma aula exclusiva sobre todos os aspectos e tecnologias que existiam na fabricação desses produtos.

Existe diferença sim. Claro que você pode fazer trilhas com as suas roupas, eu vi muitas pessoas na montanha de calça jeans, moletom e outros, não precisa sair comprando tudo o que é "ideal" mas se você puder então isso vai influenciar diretamente no seu rendimento pois ajuda desde o peso até o seu conforto e assim o resultado final será melhor.

Eu já tinha lido muito sobre roupas adequadas para acampar e por isso meu vestuário estava bem mais próximo do ideal do que do errado. Tinha calças/bermuda (dois em um), de tecido sintético que são  mais leve e secam bem rápido. Tinha também segunda pele, agasalhos de "fleece" e casacos de "nylon". Mas quando se fala de longas jornadas e situação que exigem muito de nosso corpo e nos expões a climas ou muito quente ou muito frio e também à condições de muito atrito então só os fatores citados à cima não são suficientes.

Sim, os tecidos sintéticos são os mais indicados para esse tipo de esporte pois como dito são mais leves, mais quentes e secam rapidamente, porem existem tecidos que, falando de uma forma mais simplificada, se assemelham à plásticos, e quando sol incide sobre eles superaquecem e suas pernas transpiram excessivamente e sem que haja a devida "respiração pelo tecido", elas viram uma panela de pressão podendo causar assaduras, bolhas além de aumentar muito a perda de liquido corporal, o que é extremamente prejudicial para que faz longas caminhadas podendo assim terminar com a diversão.
Esse foi para mim o primeiro grande diferencial que percebi quando usei a Hard Pró Montain (HPM). Durante as cinco horas de trilha e subida pesada minhas pernas estavam constantemente secas e arejada, sem suor. Isso ocorre por conta do tecido usado na confecção dessa calça, a poliamida. Um tecido sintético de alta performance e resistência mecânica, tem um toque suave e permite uma melhor "respiração" que os demais tecidos sintéticos.

Até agora enfatizei a questão do conforto, mas a HPM nasceu para a aventura e foi projetada para suportar os terrenos mais "agressivos" como  os encontrados nas trilhas e nas montanha onde o atrito em rochas é constante. Por isso outra grande preocupação da Hard Adventure na criação desse modelo é a resistência e durabilidade, e nesse quesito destacam-se dois fatore. O Primeiro fica por conta do tecido de poliamida usado que é confeccionado com quatro cabos (quatro fios entrelaçados), enquanto os tecidos comuns usam apenas dois cabos. Isso dobra a resistência e durabilidade da calça. O segundo por conta dos reforços nas áreas de maior atrito, joelhos e glúteos, feito em "cordura", um Nylon de 6.6 de alta performance, resistente à abrasão, cortes e rasgos.

Até aqui é perceptível que essas calça é bruta quando o assunto é resistência e bem "suave" quando falamos de conforto. Os demais itens que compõem a calça mostram o cuidado do fabricante com os detalhes e que eles possuem muito conhecimentos técnico na pratica de esportes outdoor e colocou todo o seu "know how" nessa peça.

É uma peça dois em um, ou seja, calça e bermuda. Isso diminui volume e peso de roupas dentro da mochila. 

Possui quatro bolsos, dois bolsos laterais e dois frontais na altura da coxa, todos com zípers YKK (zíper de alta qualidade que não trava), para evitar que objetos caiam durante sua caminhada ou escalda.






Na parte entre as pernas é feita a costura tipo "cavalo" que permite uma maior abertura das pernas sem que a calça limite seus movimentos.
Na cintura existe um elástico para melhor ajuste ao corpo e a calça vem um um cinto em polipropileno e presilha que ajuda a manter a calça no lugar na hora de carregar a mochila. 
Nas bocas das pernas possui passa bota. Um zíper para alargar a boca e poder vestir a calça sem tirar o calçado.
É uma peça de vestuário essencial para que é praticante de esportes de aventura. Versátil, resistente e confortável. Produto de altíssima qualidade!!!
Investimento:
Na época em que fizemos essa matéria o valor médio dessa calça no mercado era de R$ 280,00.

Levando em conta todos os benefícios e o tempo de durabilidade dessa calça é um investimento baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário