Slide Cabeçalho

Menu

26/07/2011

Por que acampar?

Olá pessoal.

Para o post dessa semana, eu estava me preparando para responder a uma pergunta básica que muitos se fazem, principalmente aqueles que nunca acamparam e buscam uma resposta lógica para isso. Por que acampar?

Na tentativa de enriquecer esse texto fiz uma pesquisa na Internet sobre o assunto e somar ao meu ponto de vista e encontrei dois ou três textos que se repetiam em vários sites, blogs e fóruns com o mesmo conteúdo, o aspecto financeiro de se acampar e a integração com a natureza. Mas quando entrei no blog dos nossos amigos, Podinha Camping Club, encontrei um texto maravilhoso que tocou minha alma e que com palavras simples descreve a mais pura razão do porque eu amo acampar.

Neste momento peço a permissão da Camy para anexar seu texto na integra, e para parabenizar e agradecer por descrever tão perfeitamente o que sinto e o que acredito que todo campista de coração e alma também sente.

Por que acampamos? (Por Podinha Camping Club).

“Perguntinha difícil de responder.
A primeira vista parece bastante simples, pra não dizer óbvio, mas tente colocar em palavras suas reais motivações... é parece que não é tão fácil assim!
É bastante comum, nossos amigos não-campistas questionarem nossa escolha, pois, para muitos, é apenas uma opção paralela de hospedagem. Então, perguntas do tipo por que uma barraca se você pode estar em um hotel com arrumadeira e serviço de quarto? ... por que você prefere o desconforto do camping se no mesmo lugar tem chalés para alugar? Os questionamentos não param por ai, e você amigo barraqueiro sabe que muita gente não entende nossa paixão pelo campismo. Foi depois de um desses “interrogatórios” que comecei a analisar minhas verdadeiras razões... Por que eu acampo? Por que... não sei, esta é a verdade.
Acampamos porque nossas almas sentem falta disso e após certo tempo longe começam a implorar por barraca, pernilongos e noites frias.
Porque, do nada, vai dando um “comichão” e aquela vontade de acampar vai aumentando e tornando quase incontrolável.
Porque poucas coisas na vida são mais divertidas, construtivas e edificantes que o campismo. Você aprende a ser solidário, prestativo, educado, sem contar a religação que temos com a natureza. Você aprende pelo cheiro da terra, pelo pio do pássaro se a chuva está próxima ou se o frio será mais intenso. Você olha pro céu e realmente o vê, pois ali em meio a natureza poucas ou nenhuma são as luzes que ofuscam as estrelas.
Por que acampamos? Porque é perfeito e saudável acordar com o sol te “avisando” que já está quente o bastante pra começar o seu dia. Porque é delicioso abrir a barraca e “sentir” tudo ao seu redor... não há dor de cabeça ou mau humor que resista.
Porque acampamos? Porque conhecemos lugares lindos e pessoas marcantes que fora da “zona de conforto” das grandes cidades de pedra se tornam mais receptivas.
Por que acampamos? Porque inconscientemente eu me ligo aos meus antepassados que levavam uma vida mais simples junto à natureza, porém, mais plena em todos os sentidos.
Por que acampamos? Porque me sinto imensamente feliz carregando o carro com quilos de equipamentos, pra “brincar de casinha” em algum quintal por este imenso Brasil e assim deixo minha criança interior tão feliz quanto meu “eu” adulto.
Por que acampamos? Sei lá... os motivos e razões não pertencem ao mundo da diversão e prazer, eles pertencem ao mundo regrado que vivemos dia após dia.
Porque acampamos? Pra fugir da rotina abarrotada de racionalidade. E assim me enfio na minha barraca pra brincar, rir e me divertir sem precisar dar explicações!
E você, por que acampa???”

Um grande abraço a todos
Ricardo e Família.

2 comentários:

  1. Poxa vida, descreveu tudo.

    Apesar de estar iniciando me pergunto todos os dias como não percebi este mundo maravilhoso que é acampar antes.

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. "PORQUE EU AMO MUITO ESSA FAROFA!"
    Simples assim.

    ResponderExcluir