Slide Cabeçalho

Menu

30/11/2013

E o campismo continua crescendo.

Saudações a todos os barraqueiros de plantão. 

Uma vez escrevi uma matéria sobre o Campismo no Brasil pela visão do Camping & Família. E hoje tenho visto coisas que comprovam cada vez mais o que disse aquela ocasião. O campismo no Brasil acordou e esta crescendo. Trata-se de uma teoria (minha), baseada em três pilares, três seguimentos:

Camping - Equipamentos - Campistas. 

Recentemente tenho acompanhado notícias, grupos de campistas em redes sociais em ambos os seguimento é fácil de identificar a mudança de comportamento do do mercado e das pessoas, e se você acompanha nosso blog então você mesmo pode perceber isso nas matérias e relatos que aqui estão presente.

A baixo vou exemplificar essas mudanças fundamentando com acontecimentos, textos e artigos presentes no nos blogs e comunidades de redes sociais. 
  
O CAMPISTA:

Um índice claro da mudança do perfil do campista esteve presente no último Encontro dos Blogs Campistas. (você pode ler mais sobre isso aqui, aqui também e nesse texto aqui). Um evento com aproximadamente 150 pessoas onde não houve um problema, nenhum som ligado, nem mesmo um radio de pilha, nenhum bêbado exaltado, nenhuma briga, nenhuma gritaria, apenas famílias com muitas crianças curtindo a natureza se respeitando e confraternizando. Um exemplo claro de que o campistas bagunceiro e desrespeitoso está sumindo. 

Outro índice que mostra a mudança na postura do campista são os grupos relacionados ao campismo nas redes sociais e a quantidade de blogs que tratam do assunto com muita responsabilidade que crescem em acessos e participantes de forma assustadora. E notável a postura dos participantes, todos empenhados e discutir sobre os assuntos pertinentes a fim de melhorar o campismo no Brasil.

OS EQUIPAMENTOS:

A quantidade de novas marcas e equipamentos de qualidade que estão chegando ao nosso mercado esta crescendo e não pense que são "porcarias" importadas da china para enrolar nossos campistas, são produtos de altíssima qualidade. Um exemplo que comprova isso também esteve presente no Encontro dos blogs campistas. Trata-se da quantidade de barracas de alta qualidade que transformaram a paisagem do camping em uma verdadeiro show. Outro indicador também presente no encontro foram os prêmios oferecidos pela marca Quechua, só produtos TOP de lançamento no mercado.

Também pudemos perceber a mudança em relação aos equipamentos nos infindáveis bate papos nos grupos (citados à cima), onde amigos divulgaram lançamentos de barracas novas por muitas marcas tradicionais no mercado brasileiro e também o relato de colegas que não encontram mais modelos de barracas recém chegadas ao Brasil nas prateleiras das lojas, como o caso da T6.2 XXL Air.

OS CAMPINGS:

À mais de 20 anos a decadência do campismo Brasileiros vem acompanhada de campings fechando suas portas, mas recentemente esse cenário também esta mudando. Nos últimos dias tenho acompanhado notícias que também mostram mudanças significativas nesse setor. Isso mesmo, novos campings estão surgindo e campings antigos passando por reformas para acompanhas as mudanças exigidas pelo mercado.

Bom pessoal esses são alguns indícios de que o nosso campismo esta se transformando para algo melhor e depende de nós continuarmos com isso.

Grande abraço à todos.

Ricardo & Família.


8 comentários:

  1. É isso, Ricardo! Uma agradável e feliz constatação! Este mês O Campista está batendo o recorde de visitação. Se considerar a quantidade de blogs sobre campismo que existe - para o mesmo público - demonstra o quanto o campismo está crescendo e só reforça o que você bem descreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Sr. Luiz.

      O nosso blog também bateu a segunda maior quantidade de acesos, foram quase 13.000 pessoas só no mês de Novembro. Vamos que vamos, levar nosso campismo a um nível melhor. Parabéns para o Sr. também.

      Um grande abraço.
      Ricardo & Família

      Excluir
  2. Ricardo essa noticia é sensacional, outra coisa que gostaria de perguntar: Você concorda que os camping devem realiza em feriados prolongados o fechamento de pacotes.

    abraços,

    Wendell Francis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wendell.

      Tá ai um assunto que nunca parei pra pensar, mas acredito desnecessário pois o camping não trabalha com um número limitado de "acomodações" como um hotel por exemplo, que devido à grande procura em determinadas épocas procura buscar o lucro máximo otimizando sua ocupação para não ficar com quartos vazios por determinado período sendo que tem clientes que pagariam pelo período inteiro. Já o camping, na maioria das vezes, tem espaço nos gramados para atender à todos os clientes conforme suas necessidades otimizando assim a sua ocupação sem deixar de atender nenhum cliente. Acredito que não haja vantagem nenhuma para o camping em fechar pacote pois assim ele espantaria cliente que quer ficar menos dias sendo que ele tem espaço para atende-los.

      Por outro lado entendo que se o camping oferecer valores diferenciados beneficiando os que fecharem pacote ele estaria usando de uma ferramenta de vendas para aumentar sua ocupação e sua lucratividade.

      É isso.

      Grande abraço.
      Ricardo & Família

      Excluir
  3. So espero que nao aconteça como tudo no brasil... a procura aumenta, os preços aumentam e aquela que era a opção mais em conta para as famílias se divertem, se tornar mais caro e vire passeio de marajá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      Infelizmente vivemos em um pais de "gananciosos" onde um sujeito enxerga a oportunidades e aproveita para ganhar mais dinheiro e acredito que não estamos livres de um dia chegarmos à esse senário que você citou. Mas todas essas mudanças estão ocorrendo pois a demanda esta exigindo isso do mercado, que é regido pela lei mais básica do capitalismo, lei da oferta e da procura. Entendo que se unidos temos a força influenciar nas mudanças agora também teremos forças para mudar no futura caso isso ocorra.

      Ótimo questionamento.

      Grande abraço.
      Ricardo & Família.

      Excluir
  4. Ótima postagem amigo, concordamos com você! E que nossos futuros campistas enxerguem o lada bom da vida, a natureza, o ar puro, a vida de verdade que existe além dos shoppings...

    ResponderExcluir