Slide Cabeçalho

Menu

13/05/2012

Acampando no frio.


Olá amigos campistas como vão.

Quando essa época do ano chega o meu “acampometro” (vou patentear esse termo), fica a no nível máximo da vontade de acampar. Os dias de outono pra mim são perfeitos, as chuvas diminuem, a vegetação começa a secar acrescentando tons de marrons, beges e vermelhos às paisagens e o céu fica mais azul do que nunca. Mas o que realmente gosto é do clima. Noites frias ótimas para tomar umas bebidinhas quentes e bater papo com os amigos, e se o camping permitir, tudo isso ao pé de uma fogueira. E os dias ainda trazem temperaturas amenas que nos permite fazer trilhas, visitar cachoeiras e como de costume fazer os tradicionais churrasquinhos.

Porem gosto não se discute e muitos campistas correm do frio nessa época, guardam seu equipamento até que as temperaturas voltem a subir no próximo verão. Mas acho importante que formemos nossa própria opinião a través da vivência e da experiência, por isso se você é um campista novo não deixe de acampar no frio, pois você pode gostar como eu. Mas é claro que um acampamento com temperaturas baixas deve ser preparado com cuidado para que essa não seja uma experiência ruim e traumática alem de poder acarretar uma gripe ou até mesmo uma pneumonia.

Muitos sites e blogs trazem informações importantes para acampadas no frio, mas colocarei a baixo algumas que considero básicas e importantes para CURTIR o frio e não enfrenta-lo.

Colocar jornal, papelão, isolante térmico, palha, etc. embaixo do local onde irá dormir. Sim, é fato que existe uma grande umidade que sobe do chão à noite, o que ajuda a piorar o frio, e qualquer coisa que nos ajude a isolar e diminuir o contato do nosso corpo com o chão vai melhorar bem a sensação térmica na hora de dormir. O detalhe é que para esse isolamento ter uma função positiva ele deve estar entre a lona e o colchonete (ou saco de dormir), e não em contato direto com o solo, pois assim ele vai absorver a umidade e perderá o propósito.


Outro detalhe é que esse procedimento não é totalmente eficiente quando usado colchão de ar. O ar dentro do colchão é frio e o isolamento com o chão não vai ajudar muito. Nesse caso o melhor é ter um bom isolamento entre o seu corpo e o colchão. Sugiro duas alternativas, um bom saco de dormir (veja o post sobre a escolha do saco dedormir clicando aqui), ou se você costuma usar roupa de cama e cobertores, leve um a mais e coloque por baixo como forro de cama.


A escolha das roupas também é um fator importante tanto para aguentar o frio como para compactar as malas que tendem a crescer nessa época e ocupar muito espaço nos porta-malas. Procure trocar as roupas de algodão que são pesadas e geladas por roupas sintéticas, como lã e “nylon”. A combinação desses dois, uma malha de lã por baixo e um casaco de “nylon” por cima é perfeita. Meias e tocas de lã também são ótimas para dormir.

Se o frio estiver muito forte, uma bebida como chá ou chocolate quente, alguns polichinelo antes de entrar no saco de dormir ajudam a elevar a temperatura do seu corpo. 

Não acenda fogueiras próximas às barracas nem dentro delas, parece estupidez falar, mas nunca se sabe, e lembre-se de apaga-la quando terminar para evitar um incêndio na mata. Os aquecedores também são perigosos porque a rede elétrica dos campings é feita para ligar lâmpadas. Aquecedores consomem muita energia e podem dar sobre carga e curto o que na melhor das hipóteses vai deixar o camping no escuro e na pior causar incêndios. 


As barracas são feiras de material sintético que pegam fogo muito fácil e muito rápido por isso tome todo cuidado ao acende fogões, lampiões e outros artefatos a gás dentro da barraca. Se tiver a opção de usa-los fora é melhor, e nunca durma deixando um desses aceso.

 Com esses detalhes básicos tenho certeza de que vocês terão boas noites de sono, no mais uma boa receita de chocolate quente, um vinho etc...ajuda muito a curtir o frio.

7 comentários:

  1. Fala Ricardo, tudo bem? Bom o post, heim! Realmente tem recomendações que parecem bobeira, mas sempre tem gente que só pensa no agora... À propósito, vc me leva à mal se eu compartilhar o link desse post lá facebook do Camping Brasil???

    Cara, muito obrigado pela dica que me deu para comprar o saco de dormir Kuple, da Náutica. Enrolei um pouco para comprar e notei que estava muito difícil de encontrar, liguei na Nautika para saber e eles pararam de fabricar. Conversei com o Luiz que tinha o produto e me enviou no mesmo dia que conclui o pedido e já estou com o produto em mãos. Fora que nos deu um valcher com 50% de desconto em nossa próxima acampada no Carrion, que é um camping bem bacana! Ele é um cara super atencioso e excelente para postar as coisas. Fora que os 10% da indicação sua valeram à pena! rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Daniel, bom ver você aqui de novo.

    Pode compartilhar o link sim, nem precisa pedir, e que bacana que deu certo a compra do Kuple, nós já usamos varias vezes e quando o frio aperta um cobertor extra deixa tudo bem melhor.

    Eu ainda não conheci o Luiz pessoalmente, sempre nos falamos por e-mail e telefone e ele realmente é muito atencioso. Alias muito em breve termos novidades aqui no blog que surgiram dessas nossa conversas.

    Abraços.

    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ricardo. Poxa, que legal, novidades são sempre boas e fiquei contente de saber que nossas conversas tem gerado isso para vocês também. Esse bate-papo com o pessoal dos Blogs, de verdade, têm me estimulado demais. Se pudesse viveria disso... hahahaha. Mas precisamos trabalhar! rs.

      Quanto às suas novidades, se precisar de uma força, fique à vontade, estamos aí pra isso! Bom ter amigos que, mesmo sem conhecer pessoalmente sei que posso contar e gostaria que soubesse o mesmo!

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Ricardo,

    Que bacana suas dicas de acampar no frio... a hora que estava lendo lembrei-me de uma conversa que tive com o Luiz Renato no Camping Carrion, e dei boas risadas quando estava lendo! hehehe

    Na parte que você escreveu de colocar fogo dentro da barraca o Luiz me contou que uma vez um campista fez um churrasquinho dentro barraca... Segundo o Luiz,o tal campista disse que a barraca não aguentou o churrasquinho e abriu um buraco no fundo da barraca... Realmente não custa nada falar o óbvio, pois como disse 'nunca se sabe né"

    Ricardo uma abraço a você e toda sua família.

    Júlio e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Júlio e Laura, que legal vocês por aqui de novo.

      Muito boa essa do churrasco, o que será que passava na cabeça do sujeito, ou melhor, o que não passava na cabeça dele.

      Abraços.

      Ricardo & Família.

      Excluir
  4. Oi Ricardo, ótimas dicas, com certeza vou aproveitar muito o inverno acampando. abs

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    obrigado pelas dicas do frio.
    estou sempre acompanhando suas notícias.
    Esse mês, estamos programando acampar em São Lourenço-MG, no Recanto dos Carvalhos.
    http://www.recantodoscarvalhos.com.br/hospedagemcamping.html
    Como é um período de frio, estou pesquisando todas as informações possíveis.
    Minha filha (5 anos) está muito ansiosa para curtir as férias dela.
    Abraço

    ResponderExcluir