Slide Cabeçalho

Menu

05/11/2011

Camping com crianças.



Olá pessoal, como vão?

Este outro dia, alguns amigos que já foram meus companheiros de barraca no passado estiveram aqui em casa para um churrasco e tivemos uma longa e nostálgica conversa sobre campismo, mas o que me chamou a atenção é como eles ficaram abestalhados com a quantidade de equipamento (tralha), que tenho hoje e comentaram que antigamente era apenas a barraca, o colchão e a mala de roupa. Isso me fez falar do porque dessa grande diferença, e sem dúvida o motivo principal chamasse família. 

Quando somos solteiros realmente a barraca, o colchão e a trocha de roupa resolve tudo, mas isso muda um pouco quando você arruma um(a) companheira(o), e muda muito mais quando vem os filhos.  Camping é muito bom, mas quanto tem crianças junto é mágico. A Malu (2 anos) já começa a ficar empolgada quando falamos pra ela que vamos acampar e eu início o processo de preparação. E lindo vê-la falando pra todo mundo “eu vou A – CAM – PAAAAA”.

E pensando nisso tudo resolvi escrever hoje sobre como é se preparar para uma acampada com crianças. Tudo começa com a escolha do lugar, pesquise, principalmente para quem viaja com bebês e crianças pequenas. Sempre procuramos escolher lugares com bastante estrutura de lazer como piscinas, parques aquáticos, play kids, parquinhos, passeios de barco, cavalo, jeep, salão de jogos, monitores e etc. Lembrem-se, criança entediada transforma seu dia num inferno. Pesquise em blogs de quem já foi quais os prós e os contras daquele camping, se necessário faça perguntas e tire suas dúvidas através dos blogs, não confie só nas informações dos sites eles muitas vezes não trazem informações completas ou 100% verdadeiras. Um exemplo clássico é quando o site diz que o ambiente é familiar e chegando lá é um imenso baile funk com vinte carros e seus  porta-malas abertos  tocando 20 tipos de músicas diferentes no máximo até às 5:00 da manhã. Atenção: lugar com muito jovem e galera acaba não sobrando espaço para as crianças.

Outro ponto fundamental é o tempo, acompanhe as previsões e não confiem em único site porque eles discordam entre si quase sempre. Se você não tem um equipamento que possa garantir um espaço e conforto em caso de chuva cuidado, pois manter uma ou mais crianças dentro de um iglu em um dia de chuva é tarefa para profissional. Mas muitas vezes a chuva aparece durante o acampamento, ai é interessante saber se no camping existem chalés para locação e o valor, assim você tem um plano “B” se a situação ficar fora do controle. Salões de jogos e play kids em locais fechados são ótimos refúgios na hora da chuva.

A escolha dos equipamentos e a preparação é uma tarefa prazerosa que deve ser dividida com as crianças, desde a compra da barraca (se for sua primeira vez), até na organização dos equipamentos. Deixe que elas arrumem seu pertences, suas mochilas, escolham as comidas que querem levar, deem palpites sobre cardápios, atividades e passeios. Mostre o site e os blogs com fotos do camping e deixe-as sonharem junto com a família, todos devem participar.

Chegando ao camping, distribua funções e tarefas conforme idade e capacidades, assim todos ajudam e não ficam nervos de ansiedade, crianças pequenas não aguentam esperar a hora de poder entrar na barraca, e por isso assim que estiver montada determine logo o local de cada um e deixe que elas organizem seu espaço. Sempre monte primeiro tudo o que for referente às crianças como o quarto, o colchão e etc.

A barraca deve ser resistente e ter telas mosqueteiras que devem permanecer sempre fechadas. Hoje todas as barracas oferecem portas duplas, uma de lona e uma de tela mosqueteira, assim pode-se deixar a de lona aberta e a de tela fechada para arejar. A tela é fundamental para protegê-las de insetos.

Repelentes e protetores de sol também são artigos fundamentais para um acampamento com crianças, mas tome cuidado, existem repelentes específicos para crianças menores de 7 anos e mesmo esses não devem ser usados por muito tempo e nem sob o sol, alguns repelentes podem queimar ao sol por serem oleosos, de preferência para o uso nos horários de pico dos pernilongos, ao escurecer.

A alimentação é outra questão crítica, criança quando esta empolgada na brincadeira esquece que tem que comer, tomar banho, dormir, etc., e quando a fome vem elas querem tudo pra ontem e ficam muito irritadas. Por isso se você optar por cozinha no camping, tenha os cardápios programados desde o café até o jantar. Quando estiver elaborando seu cardápio pense em opções de preparo rápido para esses momentos de fome extrema (Ex.: depois de passar o dia todo na piscina), se não até você preparar uma refeição mais elaborada as crianças vão te deixar louco e você vai encher elas de bolacha e salgadinhos, ai já era a boa alimentação. Frutas são excelentes opções para lanchinhos da tarde e nos verão evite comidas pesadas como frituras, feijoadas, etc.

Mais um item fundamental é uma boa caixinha de primeiro socorros, principalmente se o camping em que você for estiver longe de hospitais, farmácias e postinhos de saúde. Leve todos os remédios de uso habitual recomendado pelo seu pediatra e pesquise antes de sair o hospital mais próximo para emergências.

Os bebês exigem cuidados maiores, mas não deixe de acampar por isso pois o mercado oferece uma variedade de equipamentos para fazer dessa experiência um momento muito agradável. Evite deixar o bebê em contato com plantas. Crianças pequenas tendem a colocar tudo o que encontram na boca e muitas plantas podem ser venenosas. Se isso acontecer a primeira ação é provocar vómito colocando o dedo na garganta da criança e leva-la ao hospital.

Atenção: Nunca deixe uma criança dormindo dentro da barraca se ela estiver montada sob o sol. O calor gerado dentro de uma barraca exposta ao sol é igual ao de um carro. Isso pode desidratar e até levar a morte. Em dias quentes, coloque os colchões pra fora sob a sombra de uma árvore e deixe que as crianças durmam lá. Mesmo barracas que estejam montas na sombra, devem ser ventiladas nos dias quentes deixando as portas e janelas abertas.

Beba muito líquido e divirtan-se.

Abraços.

Ricardo e Família.

9 comentários:

  1. Muito boas dicas, Ricardo. Se você permitir, reproduziria o texto (com o devido crédito, claro)em nosso site.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz e Joana.
    Mais uma vez obrigado pela visita vocês aqui no blog. Sem dúvida pode reproduzir o texto sim.
    Um grande abraço.
    Ricardo e Família

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e coloquei parte elas em prática, resultado nosso primeiro acampamento em família foi um sucesso. O maridão nunca tinha acampado (nem nosso filho de 6 anos), e eu fiquei meio receosa pq ele não é muito fã dessas coisas, mas ele gostou e já até perguntou qdo vai ser o próximo, bom sinal.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa.

    Que bom que nossas dicas foram úteis. Legal ver uma situação como a de você porque normalmente é o marido que curte acampar e a esposa que não. Mas que ótimo que ele gostou, assim fica mais fácil nas próximas acampadas.

    Obrigado por sua visita.

    Abraços

    Ricardo e Família.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post pessoal!!Completissimooo! :D
    Tomara que a prática cresça cada vez mais entre as familias,todos só tem a ganhar com isso!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. amei as dicas, acho que finalmente irei acampar com os meus filhos de 10,8 e 3 anos pela primeira vez. espero que dê tudo certo. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana.

      Que bom que ajudou. Tenho certeza de que suas crianças vão se apaixonar por acampar, afinal elas crescem vendo filmes e desenhos onde isso é comum. Não tem uma criança que não sonhe em dormir em uma barraca.
      Se quiser acampar, esse final de semana vai acontecer nosso encontro anual dos blogs de campismo e vai ter muitas crianças lá. É uma ótima oportunidade pra iniciar seus filhos. Veja mais informações no nosso blog.
      Obrigado por visitar nosso blog e boa acampada.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  7. Meu nome e Renata e eu e meu marido gostariamos de levar nossa filha de 8 anos para acampar , mas gostariamos de um lugar com estrutura e seguranca, moramos no Rio ,mas estamos dispostos a ir para o interior de sao paulo ou minas, vcs teriam alguma dica?
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata.

      Que bom que vocês vão proporcionar essa experiência para sua filha, isso vai ficar gravada na vida dela pra sempre.

      Quanto às dicas, no estado do Rio eu só acampei em Visconde de Mauá que é lindo, mas o camping oferece apenas local para acampar e banheiro não possui atrativos internos, todos os passeios são para cachoeiras e trilhas. Minha área de conhecimento é maior no interior de São Paulo e se você procura por campings completos com piscinas, restaurantes, parques aquáticos, monitores para as crianças e muito mais eu indico dois, o Camping Paineiras e o Chapéu de Sol ambos em Itú.

      Segue links de acampadas minhas lá.

      http://campingefamilia.blogspot.com.br/2012/02/carnaval-2012-camping-paineiras-itu.html

      http://campingefamilia.blogspot.com.br/2011/08/camping-chapeu-de-sol-agosto2011.html

      http://campingefamilia.blogspot.com.br/2011/05/camping-paineiras-itu-sp.html

      http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2939947658146772343#editor/target=post;postID=4997259705382406609

      Existem muitos blogs e sites sobre campismo, mas não conheço nenhum do Rio de Janeiro. Da uma olhada no site www.ocampista.com.br, o Sr. Luiz já acampou no Brasil todo e deve ter boas dicas ai no Rio. Outro site blog com boas dicas de onde ir com crianças é "Mãe mochileira filho malinha" (procura no google).

      Espero ter ajudado e se precisar é só perguntar.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir