Slide Cabeçalho

Menu

13/07/2011

Quechua T4.2 XL Air

Quechua T4.2 XL Air.


Olá pessoal.

Desculpem demorar tanto para fazer esse post. No último acampamento tive que montar a barraca às pressas, pois estava escurecendo e não pude fotografar muitos detalhes. Estava esperando uma oportunidade para monta-la com calma tirando fotos de tudo.

Para aqueles que não conhecem, a Quechua é uma marca de origem Francesa e distribuída pela Decathlon em todo o mundo (www.quechua.com e www.decathlon.com.br ). Por curiosidade fui pesquisar o significado dessa palavra e descobri que Quechua, Quéchua ou Quíchua é uma importante língua indígena da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de 10 milhões de pessoas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia Equador e Peru ao longo dos Andes.

Mas voltando a marca Quechua, é uma excelente marca que fabrica com qualidade e inovação equipamentos, acessórios e vestuários para seguimento campismo, outdoor, caminhadas, tracking e outros relacionados. Nesse “Post” falarei sobre a barraca T4.2 XL Air. Só para vocês entenderem a metodologia da nomenclatura das barracas Quechua, funciona assim:

T 4.2 Xl Air

“T” vem de “tent” palavra em inglês para “barraca”;
 “4.2” significa que são 4 pessoas divididas em 2 dormitórios;
“XL” É a nomenclatura americana para “Extra Large” o que significa “tamanho grande” (muito usado em roupas).
“Air” que em português significa Ar. Pois essa barraca possui diversas portas e janelas que possibilitam uma grande circulação de ar, excelente para acampar no calor.

Como já havia dito no “post” sobre nossa estadia no camping paineiras, adquirimos a barraca e fomos acampar no mesmo dia, e ai vai uma lição, não é recomendado ir acampar sem antes ter montado a barraca ao menos uma vez, e isso vale para qualquer barraca. Só assim você pode prevenir surpresas como partes que estejam faltando ou estragadas e mesmo entender os macetes e dificuldade da sua montagem. 

Bom.....”Faça o que eu digo não faça o que eu faço”. Como eu já estava a algum tempo namorando e pesquisando sobre essa barraca, e apostando na minha experiência em campismo, arrisquei e fui direto acampar. Tive um pouco de dificuldade sim, mas foram superadas e pudemos aproveitar de uma estadia em GRANDE estilo, grande mesmo. A T4.2 XL Air, é uma barraca de grandes proporções, pesa 21kg, tem 16,25m²  de área aproveitável divididos em dois dormitórios com 3,36m² cada, uma sala com 6m² um pequeno “avance” com 1,5m² e uma área de 2m² para guardar malas e equipamentos. Na sua parte mais alta, o centro, tem 1,90m de altura o que permite ficar de pé dentro da barraca.


A qualidade dos produtos da Quechua, já aparece na sua embalagem. A bolsa é super reforçada para suportar os 21kg. Quando se abre a bolsa pela primeira vez, você vai encontrar alguns “enxertos” que deverão ser descartados, porque depois que você abrir a lona principal pela primeira vez, você nunca mais será capaz de dobra-la da mesma forma, por isso do espaço extra. 

Os “bags” para guardar as estacas e as varetas também são reforçados para não rasgarem. As estacas são robustas (duvido que seja capaz de entorta-las com as marteladas). Costurado no interior da bolsa estão as instruções para montagem. Todas as varetas são identificadas por cores na parte central, e na lona, as costuras também são coloridas, facilitando a identificação. Vale comentar que exitem varetas, estacas, elásticos e tirantes (cordinhas) sobressalentes.


Instruções de montagem.

Cor da vareta e da costura.

Cor da vareta e da costura.

 A montagem tem que ser feita em duas pessoas, mas só até passar as varetas e arqueá-las, depois uma só pessoa da conta de terminar. O grande segredo da montagem esta na fita limitadoras que permitem arquear as varetas e garante que a estrutura fique reta e firme.

Fita limitadora.
Fita limitadora.
Varetas já passadas.
Varetas já arqueadas.
Levantando a barraca.
 
Fitas limitadoras.
 Depois da tenda principal erguida, deve-se esticar e prender todos os tirantes, passar as varetas que sustentam os dois avancês das janelas laterais, o que possibilita que mesmo em dias de chuva as janelas fiquem abertas, e prender toda a “barra” da barraca. Detalhe, em toda a extensão da barra existe uma saia de tela mosqueteira de uns 20 cm que impede que insetos e animais entrem por baixo da lona.


Passar e arquear a vareta dos avancês das janelas laterais.
Esticar e prender os tirantes.
Janela lateral aberta.
Passar a vareta do avancê e estica os tirantes.
Prender toda a barra da barraca.

Tela mosqueteira na barra.
Tela mosqueteira na barra.
É empolgante ver como os detalhes foram pensados. Em toda janela que se abre existe costurado a baixo pequenas bolsinhas para se dobrar e guardar as lonas. Para a porta principal, quando aberta, tem uma grande bolsa na lateral do avancê para guarda-la. Isso é fantástico, pois meus iglus têm as portas sempre sujas de tanto serem pisoteadas. 

Janela lateral do avancê.
Janela aberta.
Bolsas para guardar a janela.
Bolsa para guardar a porta de entrada.
Todo o teto da barraca possui uma lona por cima e um grande tela mosqueteira por baixo com entradas de ar nas extremidades de fora da barraca, mas com possibilidade de serem fechadas nas noites frias ou em dias de chuva.
Respiro externo.
Respiro externo.
Depois da estrutura fixada e tudo preso é hora de fixar o piso. Nas pontas da lona do piso existem pequenos ganchinhos que devem ser fixados junto às argolas que prendem a estrutura principal ao chão. O piso tem um formato de “T” cobrindo todo o centro da barraca onde será a sala e as laterais cobrem a área que é destinada à guardar bagagens, equipamentos e etc. 




Na hora de colocar os quartos, no centro superior de cada dormitório tem uma pequena costura colorida, a mesma cor se encontra no teto da tenda junto aos ganchos de sustentação, isso é para identificar o lado certo de se colocar o dormitório. As portas e janelas dos dormitórios e da entrada da barraca são de duas camadas, uma de tecido e outra de tela mosqueteira. 


  
Nos quatro cantos dos dormitório existem bolsas para guardar objetos, ao total são oito por quarto, e no teto possuem dois ganchinhos para pendurar algum tipo de iluminação. No lado externo dos quartos a cima das portas também existem “porta objetos”.

Porta objetos do quarto.
Porta objetos a cima da porta dos quartos.
Depois do relato técnico-teórico vamos ao parecer prático. É SHOW. Quando totalmente aberta a barraca tem ventilação de todos os lados. Quando fechada fica bem isolada. A barraca afunila no fundo do quarto e a pessoa que dorme no canto fica meio apertada, mas é só posicionar o colchão rente a porta e as malas no fundo que o problema se resolve. 

Barraca toda aberta.
Barraca toda aberta.
Barraca toda fechada - frente.
Barraca toda fechada - Fundos.
O nosso principal objetivo ao escolher essa barraca foi ter uma estrutura para que pudessemos ficar dentro com duas crianças confortavelmente e com todo o equipamento, principalmente nas noites de frio e dias de chuva .E esse objetivo foi atingido. De noite colocamos a mesa para dentro com as banquetas e todo nosso equipamento e pronto. É possível preparar as refeições, ficar brincando e jogando com as crianças dentro da barraca.




 
O único ponto negativo que percebi é que na sala não tem nenhum gancho para pendurarmos uma iluminação igual aos dormitórios.  Lembrando que a iluminação para ser pendurada deve ser à pilha, pois as lâmpadas convencionais ou os lampiões à gás aquecem e podem colocar fogo na lona.

Conclusão:  vale cada centavo. A T4.2 XL Air é uma barraca com muita qualidade, bem reforçada nas costuras, zíperes, estacas, tirantes, varetas e lonas. Pelo seu porte, aplica-se melhor para acampadas de longos períodos, mas não vejo problema se for para apenas um final de semana, pois montar e desmontar a barraca, pra mim, é uma terapia.

Para ver a montagem passo-a-passo assista ao video completo no youtube no link a baixo.


Por hora é só pessoal.

Abraços a todos.

Ricardo e Família.

85 comentários:

  1. Ótima matéria, muito explicativa. Para nós que somos fans da Quéchua é sempre bom ver barracas sendo montadas. Pelo visto vcs tb são do time dos ultra-organizados como nós, rsrsrs. valeu o post. abs.

    ResponderExcluir
  2. Percebi isso também... mais um pro time!
    Parabéns, pela barraca, pelo post e pela organização!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Adoramos o post
    muito bem explicado
    em relação a barraca não se fala
    ela é muuiitoo boa...

    Voadores

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos.
    Muito bom ver todos por aqui. Obrigado pelos comentários.
    Abraços.
    Ricardo e família.

    ResponderExcluir
  5. Essa barraca é um sonho de consumo !!!!! TOP

    Parabéns pelo post.

    abs.

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria postada. Bastante rica em detalhes e fotos. Tenho uma dessas também, quando visualizei suas fotos a vontade de acampar foi imediata. Uso sempre uma lona por baixo da barraca, ajuda a evitar sujeira e também a protejer o fundo da barraca. Parabéns e que tenhas ótimos momentos com sua Quechua. Um abraço, Ronaldo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela bela barraca e pela explicação muito bem detalhada e ilustrada. Que seja aquela companheira confiável de muitos é ótimos momentos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiz e Joana.
    É uma honra receber a visita de você no nosso blog e saber que gostaram da matéria. Tenho certeza de que teremos muitas boas histórias para contar com nossa nova barraca.
    Um grande abraço.
    Ricardo e Família.

    ResponderExcluir
  9. Excelente post!
    Essa barraca é um espetáculo mesmo, né?
    Nós temos uma T4.2 XL e já estamos pra lá de satisfeitos.
    Só dá um pouquinho de preguiça de montá-la em ocasião de acampadas rápidas.
    Até porque somos só um casal. Mas vale a pena tê-la por causa do quarto de hóspedes. rs
    Estou namorando a Second XXL IIII para viagens de bate e volta.
    Abs.
    Lili e Luciano

    ResponderExcluir
  10. Oi Lili e Luciano.

    Quanto a T4.2 XL nada a declarar, é maravilhosa. Entre os amigos blogueiros a Quechua caiu na graça de todos.

    A 2 Second XXL III também esta na minha lista de futuras aquisições, se você quiser saber mais sobre ela da uma olhada no blog "barraca voadora".

    Abração pra vocês.

    Ricardo e Família.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia como vai?
    Muito bom, seu Blog bem explicativo e informativo.
    Comprei recentemente uma Quechua T 4.2 XL AIR B, a única que encontrei disponível a venda na Decathlon neste segmento e ainda bem difícil de achar. Montei ela este final de semana e percebi alguns detalhes que antes não encontrava a diferença da modelo B, C e a sem letra como a sua, pelo menos no site da Quechua e Decathlon.
    Adorei a barraca mas até comentei com minha esposa será que a modelo exportação deles é diferente?? e depois que montei a minha vi diferenças com a sua.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos.

    Muito bom receber sua visita aqui no blog, que bom que você gostou.

    Eu já fui ver a série "B" da T4.2 na Decathlon e vi que existem algumas diferenças mesmo, mas na essência é a mesma barraca. Tenho certeza de que você irá gostar muito. Quando for estreia-la me conta como foi e não se esqueça de tirar uma foto para eu colocar aqui no blog.

    Um grande abraço.

    Ricardo e Família

    ResponderExcluir
  13. Olá Ricardo.

    Testei ela este final de semana, em Itú no Camping Chapéu do Sol. Montei com a ajuda da minha esposa e ao contrário do que muitos pensam ela é rápida de montar. O maior desespero e também a maior felicidade foi a tempestade que pegamos no sábado a noite, com muito vento, muito mesmo e chuva forte e por incrível que pareça ficamos bem seguros e acolhidos dentro dela, não passou nada de água, como se manteve forte ao solo, um ótimo teste, que prefiro não enfrentar novamente. Tinham umas doze barracas no gramado umas não aguentaram os ventos e quebraram suas estruturas e as que sobraram todas sofreram com a entrada de água.

    Serviu também para ver os detalhes que quero melhorar nela e seus truques de montagem(fita limitadora). Como pude ver uma T6.2, montada em cima do concreto em uma área dos chalés, coisa que não tinha conseguido ver na Decathlon, mas não me arrependi, pois achei a T6.2 um pouco sem privacidade, sem o conforto da tela mosquiteira e diferença de quase um palmo do solo até chegar a lona, coisa esta que a tela supre na T4.2, mas pode ser melhorada com a colocação de uma lona.

    Mas um barraca que supre muito minhas necessidades familiares de acampamento, deixando de lado minha Quechua T3 e minha tenda.

    Ótima barraca e muito confiável, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcos.

    Pelo visto você acabou de descobrir porque a maioria dos blogueiros são indiscutivelmente fieis às sua Quechuas. Eu imagino que a tempestade tenha sido muito forte, por que aqui em casa arvores caíram e ficamos sem energia. Mas sem dúvida a T4.2 te da segurança e o conforto que você e sua família precisa. Muito legal seu relato.

    E ai você esta acompanhando as informações do encontro. Vamos? Vai ser muito bom.

    Abraços.

    Ricardo e Família

    ResponderExcluir
  15. OLá pessoal, estou escolhendo uma barraca para acampar com a família, gostei muito da Quechua 2"Seconds XXL IIII, mas tenho dúvidas quanto a ventilação. será que alguem pode me ajudar pois como vou acampar na praia tenho mede que fique muito quente. qual barraca vcs recomendam para 2 adultos e 02 crianças. muito obrigada e parabéns pelo blog. Rafaela

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafaela.

    Obrigado por sua visita aqui no blog.

    A 2 Seconds XXL III é uma excelente barraca, mas para um equipamento bem compacto, pois a sala é pequena, então não dá pra levar mesas, cadeiras, prateleiras, coolers, fogão e etc... É muito boa para acampadas rápidas de dois a três dias, é bem rápida para montar e desmontar. Eu mesmo estou querendo comprar uma dessas. Quanto o fator temperatura, ela é mais quente, pois tem apenas uma porta, mas tem um bom respiro na parte superior, se você monta-la de baixo de uma sombra acredito que vai ficar bem.

    Eu tenho a T4.2 XL Air, que é bem arejada, mas se ela for montada sob o sol vai ficar quente também. Ela já demanda mais tempo para montar, mas permite uma grande estrutura de equipamentos o que torna o acampamento mais confortável e permite longas estadias.

    Acho que você deve se perguntar o quanto quer investir, pois a 2 Seconds esta em média R$ 600,00 e a T4.2 R$ 1000,00 e qual será a real utilidade da barraca. A resposta vira para você, mas uma coisa é certa, escolha uma Quechua pois ela aguenta muito bem as tempestades verão.

    Abraços

    Ricardo e Família.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, Ricardo.

    Estou pensando mais na 2 Seconds XXL III, pois vou fazer acampadas rápidas de final de semana, nós nunca acampamos, vamos começar neste verão, acho que será legal para as crianças. mas a compra do material é a parte mais importante. Obrigada pelas dicas.

    Abraços.
    Rafaela

    ResponderExcluir
  18. Ricardo, gostei muito do seu Blog, show de bola!!! Até me animei para criar um kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Eu achava, que esta barraca, cabia 8 pessoas...

    ResponderExcluir
  20. Olá Luciano.

    Que bom ver você aqui no blog, obrigado.

    Legal montar um blog, eu inicie esse sem maiores pretensões e hoje fico bobo de ver a proporção que o blog esta tomando e o quanto as pessoas estão gostando. Bora lá fazer blog e acampar.

    Quanto à barraca eu não conheço barraca para 8 pessoas aqui no Brasil, mas a T4.2 acomoda 4 bem confortável.

    Abração.

    Ricardo e Família

    ResponderExcluir
  21. Eu queria muito comprar a T6.2 XL Air C, alguem sabe onde posso encontrar uma dessas??

    ResponderExcluir
  22. Olá Rafael.

    Obrigado por sua visita aqui no blog.

    Ate onde eu sei esse modelo não esta disponível aqui no Brasil.

    Abraços.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  23. Olá Ricardo, moro em Brasília e gostaria de comprar a T4.2 XL AIR B, só que não no sitio da Decathlon não faz venda on-line. Você sabe me informar como e onde poderei comprar este sonho de consumo. Áh, adorei a matéria ficou bem claro como se realiza a montagem.
    Um abraço.
    Licimara

    ResponderExcluir
  24. Olá Licimara.

    Sempre que vou na Decathlon aqui em Campinas tem a 4.2 XL Air - B. Liga lá.

    Obrigado pela visita.

    Abraços.

    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela dica. Ligarei lá essa semana, e se der certo comprarei a minha 4.2 XL Air - B.
    E a ventura que me aguarde!!!!!
    Abraços.
    Licimara

    ResponderExcluir
  26. Obrigada!!!
    Você me ajudou demais!
    Amei as informações da Quechua que você utilizou!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada.
    comprei uma T4.2XL tive algumas dificuldades.
    Fiquei sem duvidas
    muinto boa ilustração.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  28. OBRIGADA

    EXCELENTE ILUSTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  29. muito bom o post sobre a barraca, eu me interessei e gostaria de saber onde eu acho ela, entrei no site da decathlon e nao achei...moro em sp, e sou campista tbm.
    desde ja agradeço,
    abs
    Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia.

      Obrigado por visitar nosso blog. Eu estive na Decathlon aqui de Campinas esse final de semana e eles tinha a 4.2 XL Air em estoque. Dá uma ligada lá.

      Abraços

      Ricardo & Família

      Excluir
  30. Uffa... eu fiz a mesma coisa, comprei a barraca e fomos para o Camping, toda a família inclusive os dois periquitos, chegamos no local as 20:00h foi uma luta de 1:30 para montarmos a 4.2 Air. Mais agora já tiramos de letra. Muito boa a barraca.

    ResponderExcluir
  31. ola,

    tenho uma barraca T4.2 XL Air, e minha vareta preta quebrou onde posso encontrar outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago.

      Só a Decathlom pode arrumar isso para você, mas se sua barraca tiver menos de dois anos é só leva-la a uma loja com a nota fiscal que eles trocam por uma nova.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  32. Olá Ricardo, achei hoje seu blog.

    Eu procurei na Decathlon essa barraca mas só acho a T4,2 DOME é a mesma?

    Você sabe a diferença? Pois a foto parece semelhante...

    http://www.decathlon.com.br/BR/t4-2-dome-173457714/#TAILLE

    Fico no aguardo, obrigada!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia.

      São barracas completamente diferentes. Elas têm a mesma disposição dos ambientes, mas as dimensões são bem diferentes, a XL Air é bem maior e possui muitas janelas e portas que a transforma em uma barraca bem arejada além dos porta objetos e o piso na sala que a Done não tem.

      Obrigado por sua visita.

      Abraços.
      Ricardo & Família

      Excluir
    2. Obrigada Ricardo pela rápida resposta, eu não achei para vender a XL Air... Acho que nesse momento vou acabar comprando a Dome mesmo...

      Abçs
      Márcia

      Excluir
  33. OLÁ RICARDO, ACHEI MUITO LEGAL SUAS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA BARRACA E ENTÃO ESTOU DECIDIDO EM COMPRÁ-LA.
    VOCÊ ACHA QUE ESTA BARRACA É UMA DAS MELHORES PARA ACAMPAR NO VERÃO, OU EXISTE OUTRA MELHORES?

    ABRAÇOS
    CESAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar, e obrigado por sua visita aqui no blog.

      Sem dúvidas essa é a barraca pra acampar no verão, pode compra-la que não irá se arrepender.

      Abraços.
      Ricardo & Família

      Excluir
  34. ola
    Eu tenho uma igual (completamente nova) , so que tenho um problema precisava de substituir um quarto e nao sei se e possível comprar separadamente.
    Ajudem Pf,
    cumps Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.

      Se o problema é da barraca é só ir até uma decathlon e trocar. Essas barracas tem 2 anos de garantia.

      Caso o quarto tenha se estragado por acidente eu tentaria ir a uma decathlon e ver se eles conseguem um quarto pra você de alguma barraca que já tenha sido trocada e que não ira se aproveitar.

      Esses barracas são exclusivas da decathlon e são importadas portanto não existem partes para reposição. Não sei se na europa é possivel comprar partes.

      Att.
      Ricardo & Família

      Excluir
  35. Muito obrigado.
    De fato foi mesmo o quarto que se estragou por acidente, vou seguir a dica e ir a uma loja ver se encontro alguma possibilidade.

    Mais uma vez muito obrigado.
    cumps Ana

    ResponderExcluir
  36. Olá, Ricardo. Você saberia quais modelos 2 seconds encontro na Decathlon? O site da loja está inativo. Eu gostaria de encontrar algum modelo fresh.
    Abraços, Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato.

      A disponibilidade é por loja, muitas vezes uma loja tem um determinado produto e a outra não. Toda a linha "second" não é muito ventilada pela sua proposta de montagem rápida e toda estrutura estar integraga em uma única peça. Eu tenho uma XXL IIII, que é bem grande e tem uma ventilação boa pela parte superior.

      Espero ter ajudado.

      Obrigado por sua visita em nosso blog.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  37. Olá, Ricardo, obrigado pela resposta super rápida. Apareceram alguns modelos novos, chamados fresh, que a quechua afirma que rebatem grande parte do calor da luz sol, e também possui uma uma janela de cada lado, para melhor ventilação. Seria a barraca ideal para fins de semana, uma vez que minha Nautika Indy 5/6 é muito trabalhosa para montar. Por falar nela, ainda não a testei com chuva pesada. Você tem conhecimento sobre esse modelo, se agüenta bem uma chuva e vento razoáveis? Sei que não dá pra comparar com a quechua, mas será que posso dizer que ela é pelo menos acima da média? Um forte abraço, Renato.

    ResponderExcluir
  38. Ricardo, bom dia. Meu nome é Magno sou de Minas Gerais. Irei passar o carnaval acampado, e estou procurando uma barraca pra comprar, daí estive procurando na internet comentários a respeito de qual seria melhor negócio, e cheguei no seu blog, muito bem feito, parabéns! Queria te pedir uma ajuda, vou comprar uma barraca pela internet, e cheguei nesse site "Decathlon" que mencionaram ai pra cima. Tem algumas opções da barraca quechua, (pelo que vi parece ser uma das melhores). Então eu queria saber qual você me aconselharia comprar, tendo em vista que passarei 4 dias acampado junto de minha namorada.

    http://www.decathlon.com.br/search/barraca

    Pelo que vi, acho que se encaixa melhor pro que procuro a T3, porém gostaria de alguma opinião sobre essas tendas que aparecem, que pelas poucas imagens disponíveis, não diferencio se é uma tenda mesmo própria pra acampar.
    Muito obrigado desde já, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magno.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      Não tenho dúvidas de que e T3+ é uma excelente opção para um casal. Ela tem um bom espaço interno para colocar um colchão de casal e as bagagens além de um pequeno avance que se fecha para guardar alguns equipamentos em caso de chuva e a noite.

      Quanto às tendas/gazebos, realmente a maioria não resiste aos ventos e chuvas mais fortes, mas tem uma que você pode procurar na internet que é melhor porque sua estrutura é feita da mesma vareta que sustenta uma barraca então em caso de ventanias e chuvas ela resiste mais.

      Esse link mostra a foto dela de amigos nossos:
      http://2.bp.blogspot.com/-nvpdIPaDsJk/UOgt3Tykw-I/AAAAAAAACi4/fGVtyk2uRhQ/s1600/IMG_1672.JPG

      E esse link as informações para você poder comprar:
      http://www.freecker.com/117019/tenda-gazebo-northpole-3x3-c-bolsa-lazer-campo-jardim-praia-sao-paulo.html

      Espero ter ajudado.

      Att.
      Ricardo & Família

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção Ricardo,
      só mais uma pergunta, vi em outros fóruns que essa T3+ no calor é um pouco quente, pelo fato de ter apenas uma saída de ar. E outra barraca que recebe muitos elogios é a super esquilo 4 da trilhas & rumos, dizendo que é mais ventilada e tal. Porém o preço dela é mais alto, sai em torno de 450 reais. Entre as duas, nesse sentido, você acha que T3+ deixa muito a desejar? Normalmente quando vou acampar, é 4 dias ou menos.
      Muito obrigado Ricardo, já me ajudou muito.
      Magno

      Excluir
    3. Olá Mango.

      Não posso falar pela esquilo pois não à conheço. Quanto à temperatura a maioria delas são quente, principalmente de baixo do sol. Barracas como a T3+ são pequenas e você pode monta-la em baixo de uma arvore, outra opção boa em dias muito quente é durante o dia você retira a sobre capa. O que posso te garantir é que se der uma tempestade, dentro de uma Quechua você vai ficar tranquilo.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
    4. Ola, Magno, estive na Decathlon Ribeirão Preto neste sábado e vi que a loja física tem muito mais opção do que na web. Acabei comprando a 2 seconds III air, por r$400,00. Ela é muito bem ventilada e tem espaço interno similar à T3. Talvez valha a pena ir até a loja se houver alguma próxima de onde você está.
      Abraços, Renato.

      Excluir
  39. Ricardo, Boa Tarde e Parabéns pelo Blog
    Estou querendo adquirir uma T4.2 XL, pois gostei da tenda que expandi a área da barraca, contudo a minha dúvida é a seguinte:
    Esta barraca aguentaria uma tempestade, como a T4.2 XL AIR ? conforme relatos acima?
    O fato do fundo da barraca não ser fixo, melhora ou piora o desempenho da mesma?

    Grato
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      A minha T4.2 XL Air tem o fundo igual a da T4.2 XL e já peguei muitas tempestadas com ela sem entrar uma gostinha de água. Eu nunca conheci ninguém que tenha uma Quechua que teve problemas com tempestade. Na nossa última acampadas pegamos 4 dias de MUITA CHUVA e em todo o camping as únicas barracas que não tinham lonas por cima eram as quechuas.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Ricardo & Família

      Excluir
  40. Ajudou e Muito!
    Vou comprar uma Quechua
    Mais acho que vou ficar com a 4.1 family
    Pois eu acampo com no máximo uma pessoa
    Obrigado amigo
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  41. Parceiro, estou interessado em comprar uma barraca dessas tb. Tira uma dúvida minha: ela abre a parte de trás? ou seja a parte que é a parede da sala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aspira.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      Sim ela abre. Na minha eu ainda transformei em um avance. Ficou muito legal.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  42. vc saberia me informar a diferença entre as barracas com a denominação air e fresh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo.

      Obrigado por visitar nosso blog.

      Minha resposta é baseada na minha percepção dos produtos e não no conhecimento técnico de cada um. Ao meu ver as barracas maiores como a T4.2 e a T6.2 receberam a denominação AIR e as barracas novas da linha 2 second levam a denominação FRESH, mas as duas querem dizer a mesma coisa, que são barracas mais arejadas e ventiladas.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Ricardo & Família

      Excluir
  43. Olá!!! Eu vi montada na Decathlon uma T6.2 simples e amei, porém meu marido viu na loja virtual (não vimos montada) uma T6.3 simples tb e quer a de 3 quartos e não mais a de 2. Porém eu achei que a T6.2 é mais confortável... vc ja viu uma T6.3 ao "vivo", rs? Pode me ajudar nessa escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen.

      Eu ainda não vi essa barraca ao vivo mas o Tiago do blog Trips Nature viu e tirou algumas fotos. Ele achou a barraca pequena apesar de ter mais quartos, ele disse que ela parece derivar da T4.2 Done. Se quiser entra no blog dele e bate um papo com ele.

      Abraços.
      Ricardo & Família

      Excluir
  44. Ola parabéns pelo blog, comprei este fim de semana uma T4.2 XL AIR B, qual a diferença da letra B para a sua barraca? Pesquisei muito e seu blog me ajudou, e optei pela T4.2 XL AIR, mas só vi o B em casa, será que fiz boa compra e oque significa este B tem diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enio.

      Abrigado por visitar nosso blog.

      Atualmente a minha barraca também é uma T4.2 XL Air B. A letra indica a versão da barraca. Ou seja essa barraca já sofreu algumas melhorias em relação ao outro modelo.

      No link a baixo tem uma postagem que fiz sobre as diferenças entre as duas versões. Dá uma olhadinha lá.

      http://campingefamilia.blogspot.com.br/2012/03/nova-t42-xl-air-b.html

      Abraços.
      Ricardo & Famíia

      Excluir
  45. Estou de olho nessa barraca. Agora tem a T4.2 XL AIR B, com algumas modificações.
    Sou de Resende, próximo à Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Meu cunhado arrendou um camping do tio dele muito bacana e grande. Cabem umas 200 barracas e ao fundo tem o rio preto.
    Caso queiram dar uma pesquisada, entrem no site: http://www.barragemscamping.visitemaua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André.

      Essa barraca sem dúvida é a mais difícil de montar mas eu indico e não troco a minha por nada.

      Muito legal sua dica. Estivemos nessa região em Julho/12 e pretendemos voltar, quem sabe não aproveitamos para conhecer esse camping.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  46. Olá... sou novo. Temho interesse na t.4 xl air b..... mas não encontro mais na decathlon... sabe onde poderia encontrar? Obg...

    ResponderExcluir
  47. Olá... sou novo. Temho interesse na t.4 xl air b..... mas não encontro mais na decathlon... sabe onde poderia encontrar? Obg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio.

      Nova só a Decathlon que comercializa mas você pode procurar por uma usada. Entra no nosso grupo no facebook pede autorização que eu te incluo depois coloca uma postagem que vc quer uma barraca dessa e espera pra ver se alguém fala alguma coisa. Segue o link do grupo: https://www.facebook.com/groups/470212636331470/

      Abs.

      Ricardo & Família

      Excluir
  48. boa tarde.
    alguém sabe me responder qual a diferença entre a barra arpenaz qechua 4 e a 4.1 ?? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jerry.

      A 4.1 é um modelo fora de linha, no lugar dela entrou a Arpenaz 4.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
  49. Ok Ricardo. Muito obrigado.
    Nada como informação correta.
    Na decathlon no mercado livre me informaram que não existe a 4 e somente a 4.1 existe e é comercializada. rs

    Ricardo essa é uma boa barraca, nunca acampei e gostaria de iniciar nesse mundo novo. e depois quem sabe motorhome. kk
    Preciso de uma barraca para 4 pessoas eu esposa e 2 filhas.
    Penso em uma barraca fácil de montar pois sou meio mané pra essas coisas. rs
    Será que compro nova mesmo? ou vc acha que eu poderia começar diferente.
    Vou precisar de muitas dicas. rs
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jerry,

      Sendo quechua não tem erro, vc já estará iniciando com uma excelente barraca que não vai te deixar na mão em tempestades e ventanias, sem dizer que tem dois anos de garantia. Então fica tranquilo, muitos amigos campistas tem a 4.1 e estão adorando.

      Se precisar estou aqui para ajudar.

      Abraços.

      Ricardo & Família

      Excluir
    2. Olá pessoal.
      Adquiri a 4.1 pelo mercado livre. A Decathlon vende barracas novas pelo mercado livre e está vem mais barato. No e-commerce deles esta 999 e pelo mercado livre a loja oficial deles está 799 e comprei. Espero ter ajudado com essa dica e também espero aproveitar muito pois nunca acampei. rs abçs

      Excluir
  50. Olá boa tarde estou começando a acampar e gostaria de saber uma boa barraca para três pessoas que seja a prova d'água e com bom espaço e ventilação. Vc sugere alguma? abs e excelente matéria se puder envie a resposta pelo: mvadasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu indico as barracas da Quechua. É marca exclusiva das lojas Decathlon. Se você não tiver uma perto de você eles vendem pela internet e também tem bastante usada para vender no mercado livre. Sendo quechua basta você escolher o modelo e tamanho que melhor atende suas necessidades.

      Abraços.

      Ricardo &Família

      Excluir
  51. Olá Ricardo...adoramos as suas dicas.
    Pela primeira vez estamos nos preparando pra acampar e procurei esta barraca pra comprar na Decatlon e no site mais não encontramos.
    Você poderia nos ajudar...só encontramos uma delas já usada e a pessoa está pedindo 1.000,00 reais...
    Encontramos no site da Decatlon a barraca parecida com esta Family 4.2 XL mais não tem janelas tão grande nos quartos....
    Será que ainda fabricam a T 4.2 xl air???
    Aguardamos retorno..muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel.

      Sim a 4.2 XL Air já saiu de linha a algum tempo. Agora o modelo que existe é essa que você falou. Infelizmente se você quiser uma dessa só usada mesmo.

      Abraços.
      Ricardo & Família

      Excluir
  52. Respostas
    1. Esse modelo não fabrica mais. Você só vai encontrar usada na internet. Ou outros modelos novos nas lojas Decathlon.

      Abraços.
      Ricardo & Família

      Excluir
  53. Tenho uma QUECHUA t4.2 XL air, o grande inconveniente que encontrei nesta barraca foram as varetas. Após a quarta montagem, as varetas centrais (vermelha e azul) apresentaram rachadura. A vareta azul acabou se rompendo. Outras varetas também apresentaram uma certa curvatura na região das conexões, sendo um potencial ponto de quebra no futuro.
    Tenho acompanhado comentários sobre o produto da Quechua, em muitos tem reclamado da qualidade das varetas e da questão das costuras que acabam apresentando pontos de vazamento quando na chuva.
    A Decathlon que é a detentora da marca Quechua, informou após envio de 28 e-mails e 9 ligações no 0800, que eles não possuem peças de reposição para esta barraca. Estou com uma barraca inutilizada por incompetência da Decathlon por não manter peças de reposição.
    Por mais que tente um contato com a Decathlon, através do ACE (atendimento ao cliente esportista), não consigo uma solução para meu problema. O sistema de atendimento a reclamações da Decathlon é muito ruim, e é como se a cada envio de e-mail, mesmo mencionando o protocolo de reclamação inicial, parece que sempre é analisado por uma pessoa diferente e que não consegue chegar a uma solução, seja por incompetência ou falta de interesse em resolver o problema.
    A Decathlon, menciona em seu site que é detentora de prêmios de “Excelência no Atendimento ao Cliente”, e inclusive posta nas correspondências um encarte que menciona que “A Satisfação do Cliente é a Nossa Missão”. Puro engodo!! Não passa de balela!!. A Decathlon, no que se refere a suporte a cliente é péssima, beira o ridículo. Basta verificar a quantidade de reclamações como no “Reclame Aqui” e Procon.
    Portanto, fica aqui o alerta para quem quiser comprar barracas da marca Quechua. É um produto de baixa qualidade. E se não quiser problemas no futuro para reposição de varetas, aconselho a procurarem outra marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações campistas.

      Que triste ler o seu relato. Infelizmente em toda grande empresa existe a possibilidade do seu produto apresentar defeito, e o que vai definir a verdadeira qualidade desse empresa é a forma como ela vai lhe dar com o problema. Durante todos os anos que fiquei com a minha T4.2 tive uma goteirinha que apareceu em uma costura mas a barraca estava na garantia e foi trocada sem questionamento, depois disso foram quase quatro anos de uso sem nenhum problema. Espero que de alguma forma a Decathlon tente te ajudar.

      Boa sorte.

      Ricardo & Família

      Excluir
  54. Olá, estou de olho numa tenda Quechua Arpenaz T3x2 Air.. Ou seja, dá para 6 pessoas. Já teve relatos de alguma?
    Os quartos são de 2,20 x 2,1 com sala de 2 x 2,1 e com o avançado de 1,4m. A altura da tenda é de 2.10.
    Sendo air estava a espera de ser mais arejada, mas estive a ver e não existem tendas quechua de momento com o arejamento de essa 4.2XL Air tinha.
    Conhece alguém descontente com esta tenda ou experiência?
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Já vi bastante pessoas com essa barraca e nunca ouvi um relato negativo, apenas coisas boas. Infelizmente uma AIR igual a T4.2 não existe mais você só vai achar usada para comprar. Mas sendo Quechua não tem erro.
      Abraços
      Camping & Família

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! Adquiri hoje uma por 70€ usada. Parece-me uma boa tenda pelas dimensões. Eu tenho um avançado/toldo por isso não utilizo a sala, pelo que as dimensões da sala não é uma coisa que tenho em conta. Agora só montando para ver realmente o estado dela! Espero não me desiludir! Depois dou feedback!
      Abraços
      Rui Pedro

      Excluir
    3. Atenção que a que estou a falar não é a 6.2 que agora se vende. A tenda que estou a falar é parecida à 4.2 Dome, mas ligeiramente maior de espaço o que faz dela uma 6.2. Abraços!

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Olá. Gostei dessa barraca. Estou querendo comprar uma mas não consigo encontrar para comprar. Na decathlon só tem a modelo Arpenaz 4.2 que não é igual a que você montou. Você tem idéia de onde posso comprar uma igual a sua, modelo 4.2 XL?

    ResponderExcluir